segunda-feira, novembro 19, 2012

MOITA FLORES NA BIBLIOTECA DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMARES


Na passada sexta-feira, 16 de novembro, a nossa Biblioteca recebeu a visita do escritor Francisco Moita Flores. A ocasião serviu para apresentar o último livro do autor, que na ocasião afirmou que não tinha muito jeito para promover os seus próprios livros. Talvez por isso, falou, sobretudo, dos livros de outros autores, cuja leitura aconselhou, da sua história de vida – recordando alguns momentos com particular emoção – e deixando palavras de esperança no futuro para os muitos alunos presentes. A esperança de dias melhores foi, aliás, uma tónica sempre presente nas suas palavras. Mesmo neste livro, O  Bairro da Estrela Polar, que fala de jovens marginais que vivem na área da grande Lisboa, que fazem assaltos e tráfico de droga, mas que também são capazes de intensas solidariedades. A sua experiência de vida, particularmente a sua passagem pela Polícia Judiciária e pela investigação criminal, mereceram particular destaque e interesse da parte dos jovens.


Moita Flores salientou também a importância de ganharmos consciência da enorme e fantástica revolução tecnológica que estamos a viver e que está a mudar radicalmente o acesso à informação e ao conhecimento e mesmo a nossa maneira de viver, de pensar. A este propósito falou da importância dos afetos e das solidariedades que as máquinas não conseguem substituir.


Na sessão, o autor fez aos jovens repetidos incentivos à leitura e aconselhou-os a apostarem na sua formação e, se necessário a fazerem sacrifícios para atingirem os seus objectivos: “Nunca desistam dos vossos sonhos” foi um apelo que deixou a todos num discurso muito marcado pelos afetos, pela solidariedade e pela esperança.


Moita Flores, com a sua simplicidade, humor e simpatia, cativou toda a assistência que lhe retribuiu com uma forte ovação. No final decorreu uma prolongada sessão de autógrafos. Na ocasião, foram-lhe entregues algumas lembranças para recordar a sua passagem pela escola: vinho de Amares, exemplares da revista “Toque de Saída” e um azulejo produzido no nosso Ateliê de Artes, ofertas que muito apreciou e que agradeceu sensibilizado.

                                        Correio do Minho - 17/11/2012






1 comentário:

Biblioteca Escola Eb23 D. Fernando disse...

Muito interessante. Os professores estão de parabéns.Claro que o escritor, Moita Flores é o máximo,transmite sempre uma atitude positiva e tem o dom da comunicação.

MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Neste mês de Outubro estamos a assinalar, como sempre acontece, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Aqui ficam o cartaz e o marcador ...