segunda-feira, novembro 12, 2012

FRANCISCO MOITA FLORES NA BIBLIOTECA


O escritor Francisco Moita Flores vai estar na próxima sexta-feira, dia 16, pelas 10 horas, na nossa Biblioteca, para apresentar o seu novo livro, «O Bairro da Estrela Polar», uma edição Casa das Letras. 
O livro conta a história de um bando de jovens marginais e é, para o autor, uma homenagem a dois escritores que o marcaram, Jorge Amado e Soeiro Pereira Gomes. «Quando li quer os «Capitães da Areia» quer os «Esteiros» eram proibidos. Descobri com 15, 16 anos que havia livros proibidos, porque as palavras são mais perigosas que verdadeiros exércitos», afirmou Moita Flores à Agência Lusa. No ano que marca o centenário do nascimento de Jorge Amado, o autor decidiu «revisitar o mundo das crianças, dos bandos juvenis», numa evocação dos dois autores a quem dedica o livro, pois ambos foram decisivos na sua escrita, mas também na sua vida.


«É um livro sobre crianças, sobre jovens marginais, a história de um bando, um gangue, que vive num bairro mítico de Lisboa, num dos muitos onde existem gangues e que fazem as coisas mais feias mas também fazem coisas bonitas, que a maioria das pessoas que falam de gangues não conhece. É uma ficção sobre um bando de rapazes que faz assaltos, vende droga, mas que também é capaz de intensas solidariedades, como só os jovens são capazes.»
«O Bairro da Estrela Polar», serviu, ainda, de base ao argumento para a série televisiva «O Bairro». 
Lançado no dia 12 de Novembro, em Lisboa, a comunidade educativa de Amares terá assim uma excelente oportunidade de conhecer o livro, o autor e a sua obra. A sessão tem o apoio Antunes Livreiros.

1 comentário:

Biblioteca Escolar disse...

Parabéns por mais esta iniciativa à biblioteca de Amares e ao seu coordenador Jorge Brandão. O livro, de acordo com a sinopse e informações do autor, parece ser muito interessante e evidencia-se muito convidativo à leitura. Procuraremos estar presentes.