segunda-feira, novembro 26, 2012

3 FERRAMENTAS WEB


A web coloca à nossa disposição um sem fim de ferramentas, aplicações e sítios de grande interesse e utilidade para o nosso trabalho enquanto professores.
Apresentam-se aqui três exemplos, com características diferentes mas com igual interesse:

O RoboBraille é um conversor gratuito de textos para formato digital em audio MP3,  braille ou ebook (ePub). O serviço é operado e mantido pelo Centro Dinamarquês para a Deficiência Visual, Crianças e Juventude (Synscenter Refsnæs), proprietário do serviço. O RoboBraille está disponível gratuitamente para todos os utilizadores que o utilizem para fins não comerciais. A utilização é simples, basta enviar um documento por e-mail e em pouco tempo os documentos são-nos devolvidos em formato Braille ou em ficheiro áudio com voz sintetizada, não sendo necessário instalar nenhum programa.


O Stellarium é um planetário de software livre para instalar no computador. Permite ver um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio. Também pode ser usado em projetores de planetários. Basta ajustar as coordenadas geográficas e começar a observar o céu!  Inclui um catálogo padrão de mais de 600.000 estrelas, um catálogo extra com mais de 210 milhões de estrelas, asterismos e ilustrações das constelações, constelações de onze diferentes culturas, imagens de nebulosas (catálogo Messier completo), Via Láctea realista, atmosfera, nascer e pôr-do-sol bastante realistas e os planetas e seus satélites.


O sítio do Rijksmuseum não é apenas mais um sítio de um museu, mesmo de um museu especial como este. O museu tem estado em obras e vai reabrir no dia 13 de abril de 2013 disponibilizando um total de 8000 trabalhos de arte e história em 80 salas, representando 800 anos de cultura holandesa, da Idade Média até à atualidade, com destaque para Rembrandt, Vermeer ou Frans Hals. O sítio proporciona não só toda a informação institucional mas ainda visitas virtuais, o acesso à colecção, com reproduções de grande qualidade e pormenor e uma secção particularmente interessante - Rijksstudio – que permite criar ou personalizar objectos, usando obras de arte do museu. 


As ligações aos três sítios ficam também disponíveis no Delicious da Biblioteca, acessível, aqui no blog em Outros Sítios.

Sem comentários: