domingo, dezembro 23, 2012

FELIZ NATAL

A Equipa da Biblioteca da ESA deseja a todos um Feliz Natal
e um Ano de 2013 cheio de sucessos


segunda-feira, dezembro 17, 2012

O GATO MALHADO E ANDORINHA SINHÁ


Na manhã do passado dia 12, os alunos do 8º B apresentaram, na Biblioteca, num tributo ao centenário de Jorge Amado, uma teatralização, com fantoches, da obra O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá. Depois da leitura da obra, durante parte do 1º período, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, esta turma apresentou aos seus colegas uma visão diferente, mostrando um profundo conhecimento do texto e demonstrando um prazer enorme nesta apresentação.





quinta-feira, dezembro 13, 2012

E O NATAL CHEGOU À ESCOLA

Uma árvore com o espírito dos tempos - aproveitar sobras de tecidos
Uma panorâmica da Feira do Livro
O órgão imponente
Feira do Livro
Tributo a Manuel António Pina
Exposição do Ateliê de Artes
Chants de Noël, en français 
Postais de Natal (Francês) e Jogos Science4you, na Feira (Um sucesso!)
O público
 "Fios que nos unem" - Trabalhos das turmas das professoras
Margarida Dourado (Francês) e Ana Forte (Português)
É Natal, é Natal, é Natal ... 

segunda-feira, dezembro 10, 2012

DIA MUNDIAL DOS DIREITOS HUMANOS

Quando se comemora o Dia Mundial dos Direitos Humanos, é importante recordar que muitos deles continuam a ser diariamente desrespeitados, às vezes bem perto de nós: a educação para os Direitos Humanos é uma tarefa de todos os dias, embora recordada com mais ênfase nesta altura do ano.
Recordamos que a Biblioteca dispõe de variadíssimos recursos – Livros, prospetos, DVD, revistas – que permitem múltiplas e diversificadas abordagens desta temática. 
Neste contexto, gostaríamos de chamar a atenção para recursos úteis e de fácil acesso. Foi recentemente publicada, pelo Conselho da Europa, uma versão revista de "Farol - Manual de Educação para os Direitos Humanos com Jovens". A versão portuguesa está disponível em suporte de papel mas a versão inglesa “Compass - Manual for human rights education with young people”, com 624 páginas, pode ser descarregada gratuitamente, em PDF:

   

COMPASS é uma ferramenta prática e de recursos para a cidadania e educação em direitos humanos. É um auxiliar muito útil  para todos interessados em fazer da educação para os direitos humanos uma realidade para todos. Foi publicado originalmente em 2002, numa edição existente na Biblioteca, e agora está disponível, nesta nova edição, em mais de 30 idiomas. 
Existe igualmente uma versão, com 308 páginas, projetada especificamente para educação em direitos humanos destinada às crianças, COMPASITO – Manual on human rights education for children. Está também disponível, com diversas ideias concretas, atividades e informações sobre questões de direitos humanos, tais como deficiência, emigração,  religião, guerra e terrorismo.

quinta-feira, dezembro 06, 2012

OSCAR NIEMEYER (1907-2012)



O arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer que morreu ontem, aos 104 anos, num hospital do Rio de Janeiro foi uma dos maiores génios artísticos do século XX e início do século XXI. A sua obra está espalhada um pouco por todo mundo mas foi na cidade de Brasília que, a convite do Presidente Juscelino Kubitschek, projetou a construção dos principais edifícios públicos da nova capital.
O Instituto dos Arquitetos do Brasil e a Câmara dos Deputados do Brasil publicou, em 2010, um Guia de obras de Oscar Niemeyer : Brasília 50 anos, que apresenta informações precisas e primorosamente ilustradas sobre as obras mais importantes de Niemeyer presentes na capital brasileira. O livro (PDF) está disponível para descarga gratuita em:
http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/3565


Mais informação sobre Oscar Niemeyer no site da sua Fundação: http://www.niemeyer.org.br/


quarta-feira, dezembro 05, 2012

EBOOKS DA NASA


A NASA - Agência espacial norte-americana - desenvolve uma prática regular e intensa de divulgação das suas atividades e de popularização do conhecimento científico, particularmente nas áreas da Astronomia e da exploração aeroespacial. O acesso a esta vasta informação está disponível no seu excelente sítio da Internet  - http://www.nasa.gov - com uma atenção especial para professores e estudantes (disponível na secção Outros Sítios), mas também em diversas aplicações para tablets e outros dispositivos móveis. 


Entre outras iniciativas a NASA disponibilizou recente alguns ebooks gratuitos com magníficas imagens e muita informação:
O primeiro, publicado muito recentemente, é um belíssimo álbum de imagens de satélite do planeta Terra. Com 158 páginas, A terra como arte mostra-nos todo o esplendor do nosso planeta com imagens de todos os continentes, oceanos, rios, montanhas, desertos ou glaciares, complementadas com um texto explicativo. 



O segundo, Celebrando 30 anos do space shuttle, com 284 páginas, traça a história das expedições dos vaivéns espaciais, das suas características, tripulações, dos seus êxitos e insucessos, com profusas ilustrações. 


As versões digitais dos livros estão disponíveis para descarga gratuita na nossa secção BIBLIOTECA DIGITAL. 

Uma versão de A terra como arte está ainda disponível numa aplicação para iPad que pode ser vista nos tablets da Biblioteca.



terça-feira, dezembro 04, 2012

20 ANOS DE SMS


Comemoram-se os 20 anos da primeira SMS que ocorreu quando o programador britânico Neil Papworth enviou a primeira mensagem de texto para um telefone móvel, no dia 3 de Dezembro de 1992. Estava longe de imaginar que a troca de SMS viria a ser uma das formas de comunicação mais utilizadas em todo o mundo. 

http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/primeiro-sms-faz-20-anos-e-ainda-resiste-aos-smartphones-1575887
Todos nós sabemos a importância que esta forma de comunicação adquiriu na nossa sociedadeparti, cularmente entre os jovens.
Esta infografia apresenta-nos alguns números interessantes sobre a utilização das SMS (Short Message Service) entre os adolescentes


http://www.onlineschools.com/in-focus/teenagers-cell-phones

Para assinalar o momento recorde-se aqui o livro A Alma não é Pequena - 100 Poemas Portugueses para SMS, com seleção e organização de Valter Hugo Mãe e Jorge Reis-Sá (2009) que apresenta trechos de poemas com menos de 160 caracteres, dos mais relevantes poetas portugueses, para enriquecer as mensagens SMS. É uma antologia diferente que percorre a poesia portuguesa dos últimos dois séculos. De Almeida Garrett a Camilo Pessanha, Ruy Belo, Pedro Tamen, Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner Andresen, Jorge de Sena, Fernando Pessoa, entre muitos outros, 100 poetas portugueses com mensagens retiradas das suas obras.

Disponível na Biblioteca.

sexta-feira, novembro 30, 2012

150 ANOS DE AMOR DE PERDIÇÃO

Neste ano em que se comemoram os 150 anos da obra mais conhecida de Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição, fica também aqui uma evocação, com a divulgação de alguns recursos facilmente acessíveis a todos. 
Uma edição digital do livro, editada pela Porto Editora, está disponível para descarga gratuita na nossa secção BIBLIOTECA DIGITAL. 

Recentemente, o Diário de Notícias, disponibilizou doze livros de Camilo Castelo Branco, digitalizados a partir de edições que pertencem ao espólio da Biblioteca Nacional. Trata-se de uma seleção interessante, apesar de serem edições do século XIX o que torna mais difícil a sua leitura:
No Youtube está disponível uma das versões cinematográficas da obra,um filme de 1943, com realização de António Lopes Ribeiro




De 2008, com realização de Mário Barroso, uma versão contemporânea da obra, está disponível em diferentes episódios. Aqui, a primeira parte:


quinta-feira, novembro 29, 2012

COMO A INTERNET MUDOU (e vai continuar a mudar) AS NOSSAS VIDAS

O diário PÚBLICO tem um novo site. Para assinalar esta mudança, publicou, nos últimos dias, entrevistas com cinco especialistas para fazer um balanço do seu impacto e tentar perspectivar tendências sobre a Internet. Internet tem vindo a mudar radicalmente as nossas vidas: o nosso trabalho, o nosso lazer, a nossa forma de comunicar, o nosso quotidiano. Particularmente interessante a que foi publicada ontem, quarta-feira, com Nicholas Carr e que aborda questões da maior pertinência para os professores, como por exemplo o impacto da Internet no cérebro, na capacidade de memória ou de concentração. A ler!


O PÚBLICO apresenta os entrevistados:

"Começamos a série com Clay Shirky, que escreveu Eles Vêm aí: o Poder de Organizar sem Organizações (de 2008, em Portugal editado pela Actual Editora) e Cognitive Surplus: Creativity and Generosity in a Connected Age (2010). É professor na New York University (NYU) e analisa a forma como a Internet se transformou num meio de conversa e de organização de grupos. 
No dia seguinte, falamos com o guru Jeff Jarvis, autor de O Que Faria o Google? (Gestão Plus, 2010), Public Parts: How Sharing in the Digital Age Improves the Way We Work and Live (2011), director do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism na CUNY (City University of New York) e consultor de várias empresas de media - ele é um dos defensores da ideia de tornar público aquilo que muitos consideram que deve ser privado.
Depois, é a vez de Ethan Zuckerman, colaborador de vários projectos, como o MIT Center for Future Civic Media, e investigador do Berkman Center for Internet and Society da Universidade de Harvard, e fundador do projecto Global Voices – um site que é uma comunidade de bloggers de todo o mundo e que se afirmou como uma fonte de informação alternativa. 
A seguir, entrevistamos o bielorrusso Evgueny Morozov, que está neste momento a terminar um livro, com o título provisório Silicon Democracy, depois de defender que a Internet ajuda os regimes autoritários em The Net Delusion: The Dark Side of Internet (2011). 
Finalmente, publicamos a entrevista com Nicholas Carr, cujo livro The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains foi finalista dos prémios Pulitzer de não-ficção. Carr tem-se dedicado a estudar os efeitos perversos da Internet no nosso cérebro, analisando a forma como tem tornado o nosso pensamento mais distractivo, errático e rápido. É ainda autor do artigo Is Google making us stupid?, amplamente debatido (pode ler-se na edição online da revista The Atlantic), e dos livros de The Big Switch: Rewiring the World, from Edison to Google (2008) e de Does IT Matter? (2004)."



Data de publicação das entrevistas no Público on-line:

Dia 22, 5ª feira: Clay Shirky  - “A Internet não é uma esfera separada da vida”

Dia 23, 6ª feira: Jeff Jarvis “Gostaria de convencer as pessoas a escolherem a exposição pública” 

Dia 26, 2ª feira: Ethan Zuckerman - “A Internet pode ajudar a democracia por ser descentralizada”

Dia 27, 3ª feira: Evgueny Morozov - “Teremos muito mais censura personalizada”

Dia 28, 4a feira: Nicholas Carr -
 “A Internet mudou a nossa percepção do tempo”

quarta-feira, novembro 28, 2012

VALTER HUGO MÃE VENCE PRÉMIO PORTUGAL TELECOM 2012

O escritor Valter Hugo Mãe é o vencedor da 10.ª edição do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. O escritor, que já esteve várias vezes na nossa Biblioteca, recebeu, numa cerimónia que decorreu em S. Paulo, no Brasil, o prémio na categoria de melhor romance com a A Máquina de Fazer Espanhóis e também foi o vencedor do Grande Prémio Portugal Telecom 2012, um dos mais importantes da cultura de língua portuguesa.
Para o Valter, um amigo especial da nossa Biblioteca, vai um abraço de felicitações por mais um importante prémio.

Valter Hugo Mãe na nossa Biblioteca
Mais informação em:


terça-feira, novembro 27, 2012

90 ANOS DE JOSÉ SARAMAGO

No mês em que se comemoram os 90 anos do autor, a Fundação José Saramago editou o número 6 da sua revista digital, Blimunda, uma revista gratuita, que se publica no dia 18 de cada mês e que neste novembro aparece com grafismo renovado.

Os conteúdos deste número são quase na íntegra dedicados a José Saramago, pelos seus 90 Anos. O dossier central recebe textos de Harold Bloom, Mario Benedetti, Manuel Gusmão, James Wood, Luciana Stegagno Picchio, Carlos Fuentes, John Updike, Juan Cruz e Eduardo Lourenço, acompanhados pelas ilustrações que compõem a exposição que pode ser visitada na Casa dos Bicos, na Estação do Metro "Aeroporto" e na Biblioteca Municipal do Palácio das Galveias. Presentes neste dossier estão também as 90 Palavras que foram enviadas por leitores de Saramago das mais diversas origens geográficas.
Na secção infantil e juvenil, Luísa Ducla Soares e Andreia Brites escrevem sobre a obra infantil de José Saramago, através de um percurso biográfico do Autor e de uma análise mais profunda à obra A Maior Flor do Mundo. Presentes nas páginas da revista estão, como habitualmente, as secções "Leituras do mês" e "De relance", assinadas por Sara Figueiredo Costa, que neste número nos leva a Castelo Branco e à primeira edição do Festival Literário daquela cidade beirã.
A revista Blimunda pode ser descarregada no sítio da Fundação José Saramago http://www.josesaramago.org/ - ou, aqui ,nossa secção BIBLIOTECA DIGITAL. 

segunda-feira, novembro 26, 2012

3 FERRAMENTAS WEB


A web coloca à nossa disposição um sem fim de ferramentas, aplicações e sítios de grande interesse e utilidade para o nosso trabalho enquanto professores.
Apresentam-se aqui três exemplos, com características diferentes mas com igual interesse:

O RoboBraille é um conversor gratuito de textos para formato digital em audio MP3,  braille ou ebook (ePub). O serviço é operado e mantido pelo Centro Dinamarquês para a Deficiência Visual, Crianças e Juventude (Synscenter Refsnæs), proprietário do serviço. O RoboBraille está disponível gratuitamente para todos os utilizadores que o utilizem para fins não comerciais. A utilização é simples, basta enviar um documento por e-mail e em pouco tempo os documentos são-nos devolvidos em formato Braille ou em ficheiro áudio com voz sintetizada, não sendo necessário instalar nenhum programa.


O Stellarium é um planetário de software livre para instalar no computador. Permite ver um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio. Também pode ser usado em projetores de planetários. Basta ajustar as coordenadas geográficas e começar a observar o céu!  Inclui um catálogo padrão de mais de 600.000 estrelas, um catálogo extra com mais de 210 milhões de estrelas, asterismos e ilustrações das constelações, constelações de onze diferentes culturas, imagens de nebulosas (catálogo Messier completo), Via Láctea realista, atmosfera, nascer e pôr-do-sol bastante realistas e os planetas e seus satélites.


O sítio do Rijksmuseum não é apenas mais um sítio de um museu, mesmo de um museu especial como este. O museu tem estado em obras e vai reabrir no dia 13 de abril de 2013 disponibilizando um total de 8000 trabalhos de arte e história em 80 salas, representando 800 anos de cultura holandesa, da Idade Média até à atualidade, com destaque para Rembrandt, Vermeer ou Frans Hals. O sítio proporciona não só toda a informação institucional mas ainda visitas virtuais, o acesso à colecção, com reproduções de grande qualidade e pormenor e uma secção particularmente interessante - Rijksstudio – que permite criar ou personalizar objectos, usando obras de arte do museu. 


As ligações aos três sítios ficam também disponíveis no Delicious da Biblioteca, acessível, aqui no blog em Outros Sítios.

domingo, novembro 25, 2012

Cores de Outono

Instagram

sexta-feira, novembro 23, 2012

LIVROS NOVOS NA BIBLIOTECA

Acabados de sair, estão já na nossa Biblioteca:


Uma permanência de quase três semanas na Coreia do Norte foi o ponto de partida para o novo livro de José Luís PeixotoDesde o interior da ditadura mais repressiva do mundo, desde um país coberto por absoluto isolamento, Dentro do Segredo. Em abril de 2012, José Luís Peixoto foi um espectador privilegiado nas exuberantes comemorações do centenário do nascimento de Kim Il-sung, em Pyongyang, na Coreia do Norte. Também nessa ocasião, participou na viagem mais extensa e longa que o governo norte-coreano autorizou nos últimos anos, tendo passado por todos os pontos simbólicos do país e do regime, mas também por algumas cidades e lugares que não recebiam visitantes estrangeiros há mais de sessenta anos. A surpreendente estreia de José Luís Peixoto na literatura de viagens leva-nos através de um olhar inédito e fascinante ao quotidiano da sociedade mais fechada do mundo. Repleto de episódios memoráveis, num tom pessoal que chega a transcender o próprio género. Dentro do Segredo é um relato sobre o outro que, ao mesmo tempo, inevitavelmente, revela muito sobre nós próprios.

Ver mais em:

Depois da saga Harry Potter, J.K. Rowling escreveu o seu primeiro livro para adultos. As críticas no estrangeiro foram divididas, o que não deixa de ser significativo. A edição portuguesa de «Uma Morte Súbita» foi lançada na quarta-feira passada.  Este surpreendente romance sobre uma pequena comunidade inglesa aparentemente tranquila, Pangford, começa quando Barry Fairbrother, o conselheiro paroquial, morre aos quarenta poucos anos. A pequena cidade fica em estado de choque e aquele lugar vazio torna-se o catalisador da guerra mais complexa que alguma vez ali se viveu. No final, quem sairá vencedor desta luta travada com tanto ardor, duplicidade e revelações inesperadas? 
Só nos Estados Unidos, o livro teve uma tiragem inicial de dois milhões de exemplares, metade dos quais já tinham sido vendidos mesmo antes de chegarem ao mercado. Em Portugal, a Presença avançou com uma edição inaugural de 50 mil exemplares.

quarta-feira, novembro 21, 2012

A Menina do Vale

A Menina do Vale

Como o empreendedorismo pode mudar a sua vida

Numa altura em que tanto se fala da importância do empreendedorismo e em que na nossa escola temos um projeto tão significativo da sua promoção nos nossos jovens alunos (o Projeto NIF), este é um exemplo a ter em conta e a ler com atenção.

Bel Pesce é uma jovem  brasileira de 24 anos que, apesar da sua juventude, tem um currículo extraordinário. Nascida e criada em São Paulo, Bel estudou no conhecido Massachusetts Institute of Technology (MIT). Durante a faculdade, trabalhou na Microsoft, Google e Deutsche Bank, e terminou vários cursos: Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática, além de fazer programas em Liderança e Inovação.
Desde pequena, gostava de criar ideias e começar projetos, e já esteve envolvida com muitas startups. Depois de se formar, resolveu viver na Califórnia, no Silicon Valley,  onde se respira empreendedorismo. Liderou três equipas de engenheiros na companhia americana Ooyala e mais recentemente juntou-se ao núcleo fundador da Lemon. Apenas 3 meses após o lançamento, a Lemon já conta com mais de 1 milhão de utilizadores.
Bel lançou este ano um livro que em menos de uma semana teve mais de 100.000 downloads. À venda em suporte papel, o livro é grátis na versão digital e está disponível, em pdf, na nossa secção BIBLIOTECA DIGITAL.
Bel é uma grande defensora de que todos os sonhos são atingíveis e de que a força está dentro de cada um de nós. A sua história possui episódios completamente improváveis e ela acredita piamente que qualquer pessoa é capaz de alcançar os seus sonhos. Pode conhecer mais da sua história neste vídeo e no site pessoal.


Sempre dando o melhor de si, esta jovem recebeu diversos prémios no MIT, na Microsoft e na Google, foi finalista de uma série de competições de planos de negócios e é uma Sandboxer e TED Fellow, dentre muitos outros reconhecimentos.
Leiam e divulguem este exemplo e este ebook entre os jovens!

segunda-feira, novembro 19, 2012

MOITA FLORES NA BIBLIOTECA DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMARES


Na passada sexta-feira, 16 de novembro, a nossa Biblioteca recebeu a visita do escritor Francisco Moita Flores. A ocasião serviu para apresentar o último livro do autor, que na ocasião afirmou que não tinha muito jeito para promover os seus próprios livros. Talvez por isso, falou, sobretudo, dos livros de outros autores, cuja leitura aconselhou, da sua história de vida – recordando alguns momentos com particular emoção – e deixando palavras de esperança no futuro para os muitos alunos presentes. A esperança de dias melhores foi, aliás, uma tónica sempre presente nas suas palavras. Mesmo neste livro, O  Bairro da Estrela Polar, que fala de jovens marginais que vivem na área da grande Lisboa, que fazem assaltos e tráfico de droga, mas que também são capazes de intensas solidariedades. A sua experiência de vida, particularmente a sua passagem pela Polícia Judiciária e pela investigação criminal, mereceram particular destaque e interesse da parte dos jovens.


Moita Flores salientou também a importância de ganharmos consciência da enorme e fantástica revolução tecnológica que estamos a viver e que está a mudar radicalmente o acesso à informação e ao conhecimento e mesmo a nossa maneira de viver, de pensar. A este propósito falou da importância dos afetos e das solidariedades que as máquinas não conseguem substituir.


Na sessão, o autor fez aos jovens repetidos incentivos à leitura e aconselhou-os a apostarem na sua formação e, se necessário a fazerem sacrifícios para atingirem os seus objectivos: “Nunca desistam dos vossos sonhos” foi um apelo que deixou a todos num discurso muito marcado pelos afetos, pela solidariedade e pela esperança.


Moita Flores, com a sua simplicidade, humor e simpatia, cativou toda a assistência que lhe retribuiu com uma forte ovação. No final decorreu uma prolongada sessão de autógrafos. Na ocasião, foram-lhe entregues algumas lembranças para recordar a sua passagem pela escola: vinho de Amares, exemplares da revista “Toque de Saída” e um azulejo produzido no nosso Ateliê de Artes, ofertas que muito apreciou e que agradeceu sensibilizado.

                                        Correio do Minho - 17/11/2012






Concurso Literário Sá de Miranda 2023