segunda-feira, dezembro 10, 2012

DIA MUNDIAL DOS DIREITOS HUMANOS

Quando se comemora o Dia Mundial dos Direitos Humanos, é importante recordar que muitos deles continuam a ser diariamente desrespeitados, às vezes bem perto de nós: a educação para os Direitos Humanos é uma tarefa de todos os dias, embora recordada com mais ênfase nesta altura do ano.
Recordamos que a Biblioteca dispõe de variadíssimos recursos – Livros, prospetos, DVD, revistas – que permitem múltiplas e diversificadas abordagens desta temática. 
Neste contexto, gostaríamos de chamar a atenção para recursos úteis e de fácil acesso. Foi recentemente publicada, pelo Conselho da Europa, uma versão revista de "Farol - Manual de Educação para os Direitos Humanos com Jovens". A versão portuguesa está disponível em suporte de papel mas a versão inglesa “Compass - Manual for human rights education with young people”, com 624 páginas, pode ser descarregada gratuitamente, em PDF:

   

COMPASS é uma ferramenta prática e de recursos para a cidadania e educação em direitos humanos. É um auxiliar muito útil  para todos interessados em fazer da educação para os direitos humanos uma realidade para todos. Foi publicado originalmente em 2002, numa edição existente na Biblioteca, e agora está disponível, nesta nova edição, em mais de 30 idiomas. 
Existe igualmente uma versão, com 308 páginas, projetada especificamente para educação em direitos humanos destinada às crianças, COMPASITO – Manual on human rights education for children. Está também disponível, com diversas ideias concretas, atividades e informações sobre questões de direitos humanos, tais como deficiência, emigração,  religião, guerra e terrorismo.

Sem comentários:

MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Neste mês de Outubro estamos a assinalar, como sempre acontece, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Aqui ficam o cartaz e o marcador ...