sexta-feira, abril 19, 2013

DPLA - Biblioteca Pública Digital dos EUA


Foi lançada, ontem, a Biblioteca Pública Digital dos EUA - DPLA - Digital Public Library of America.

Depois da Europeana, biblioteca digital desenvolvida pelos países da União Europeia, com milhões de documentos, surge agora a DPLA - Digital Public Library of America que reúne a documentação de bibliotecas, arquivos, museus e outras instituições dos Estados Unidos da América, disponibilizando-a gratuitamente para todo o mundo. Recursos da literatura, do pensamento, das artes, da ciência e de muitas outras expressões do património humano estão agora disponíveis.
A DPLA é um portal que proporciona diferentes formas de pesquisa e análise através da recolha por critérios de época, local, formato ou tema, mas é, também, uma plataforma com uma interface de programação de aplicativos que permite desenvolver software para criar novos ambientes de aprendizagem, ferramentas e agregar aplicações.
A DPLA reclama uma opção pelo acesso aberto, livre e público à informação e ao conhecimento e constitui, sem dúvida, mais uma excelente opção no acesso a recursos digitais. A não perder! Também em https://delicious.com/biblioesamares 

Sem comentários: