sexta-feira, abril 05, 2013

SESSÃO COM FRANCISCO JOSÉ VIEGAS


O escritor Francisco José Viegas esteve ontem na nossa Biblioteca a apresentar o seu último romance O colecionador de erva. Foi uma hora e meia de conversa aprazível com os presentes, em que o autor explicou alguns aspetos deste seu último romance, mas sobretudo acerca de Jaime Ramos, o investigador protagonista dos seus livros. Contou como, ao longo dos anos e dos livros, a personagem ganhou vida própria e como suplantou, no interesse do público, o próprio autor, dando exemplos de episódios que viveu na Alemanha ou Itália. Respondendo a perguntas dos presentes, Viegas analisou as características da sua escrita, explicou o processo de construção da narrativa e refletiu acerca da importância do sagrado na sua poesia e na vida.



Com humor e num tom descontraído, Francisco José Viegas prendeu a assistência com as suas histórias e aconselhou os jovens a ler, argumentando que “os livros fazem bem à saúde”. Com a notícia da demissão do Ministro Relvas a ser conhecida durante a sessão, os assuntos políticos ficaram à margem, merecendo a sua passagem pelo governo uma referência especial: o facto de, na sua passagem pelo governo, ter sido decidida a aquisição, pelo Estado, do Mosteiro de Rendufe, formulando votos para que a sua recuperação avance de forma célere. A tarde terminou com um momento, em que o autor, pacientemente, autografou os livros dos leitores.
Correio do Minho, 05-04-2013

Sem comentários:

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA 2017 No Dia Mundial da Filosofia, assinalamos a data com diversas iniciativas. De manhã foram colocados, na Sa...