terça-feira, abril 02, 2013

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL


Comemora-se hoje, dia 2 de Abril, o Dia Internacional do Livro Infantil. Esta data, festejada desde 1967, foi escolhida pelo International Board on Books for Young People (IBBY) por celebrar o nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
A efeméride é assinalada em todo o mundo por bibliotecas, escolas e outras instituições, onde escritores e ilustradores marcam presença e os mais jovens vivem a alegria e o prazer do convívio com os livros e os seus autores.
Desde então, todos os anos um país diferente do IBBY escolhe um tema, cria uma ilustração e redige uma mensagem de incentivo à leitura e chamada de atenção sobre o valor dos livros para crianças.
Bookjoy around the world é o tema que serve de inspiração à mensagem e ao cartaz deste ano, com origem nos Estados Unidos da América.
O cartaz da versão portuguesa tem uma ilustração da autora Maria João Worm, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração 2011.
Para assinalar o dia fica a sugestão de um clássico da literatura infanto-juvenil, Pérolas e Diamantes, uma coletânea de contos dos irmãos Grimm.
A presente edição resulta de uma adpatação da edição de 1908 (publicada pela Empreza da História de Portugal Sociedade Editora), disponibilizada pelo projeto Gutenberg. Foi feita a adaptação ortográfica e sintática. O ebook é disponibilizado em pdf (58 páginas, 1,2 MB) e epub (1 MB) (sugestão via http://lerebooks.wordpress.com/).


Sem comentários:

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA 2017 No Dia Mundial da Filosofia, assinalamos a data com diversas iniciativas. De manhã foram colocados, na Sa...