terça-feira, fevereiro 11, 2014

DIA DA INTERNET MAIS SEGURA

Assinala-se hoje, 11 de Fevereiro, o Dia Europeu da Internet Mais Segura, este ano sob o lema “Juntos vamos criar uma Internet melhor” (Em inglês, Let's create a better internet together). A expansão da Internet e a sua utilização massiva em atividades de comunicação, pesquisa de informação, comunicação, utilização de serviços, comércio electrónico, educação e formação, entre muitas outras, acarretam riscos, sendo a prevenção e a sensibilização para uma utilização segura e consciente da Internet a melhor forma de os evitar.
Neste dia deixamos aqui a sugestão de dois recursos gratuitos bem interessantes e úteis para promover uma utilização mais cuidada da internet.


O primeiro é o e-book Proteja nossas crianças e jovens - Guia da Segurança On-line, editado pela AVG do Brasil, está organizado em cinco capítulos, onde são abordados temas como a entrada das crianças no mundo virtual, a privacidade de bebés, crianças e jovens nas redes sociais e o papel dos pais na educação para o uso dos meios digitais.
Muito interessante e útil. A não perder! Disponível em:

A internet é um lugar onde a curiosidade e a criatividade podem prosperar e onde podemos desenvolver uma vasta gama de competências de uma forma aparentemente menos ameaçadora. No entanto, a internet tem certas armadilhas para os mais incautos. Como em todos os outros aspetos da vida, a educação é essencial para promover formas mais reflexivas do uso da internet.

The Web We Want - Young and Online - Activities by young people for young people (A Web que nós queremos) é um manual educativo, em inglês, para o uso por jovens entre os 13 e os 16 anos de idade, desenvolvidos com e por jovens. Os exercícios têm como objectivo provocar a reflexão sobre as seguintes questões: 
  • Os meus direitos e responsabilidades online
  • "Informação não é conhecimento", Albert Einstein 
  • Participar na web 
  • Forma a tua identidade 
  • Privacidade, o meu bem mais precioso 
  • O artista em ti 
Este manual não está só projetado para ser usado na sala de aula mas também pode servir como um recurso útil para a educação entre pares, sendo também apropriado para utilização individual.
Para fazer o download do manual, clique aqui.:

Sem comentários: