terça-feira, fevereiro 25, 2014

VALTER HUGO MÃE NA BIBLIOTECA


Foi uma tarde muito intensa na Biblioteca da nossa Escola. Valter Hugo Mãe esteve, uma vez mais, entre nós, desta vez para apresentar o seu último romance, A Desumanização. Foi a sexta vez que o escritor esteve na ESA, a primeira das quais há já 11 anos. O autor comentou, precisamente, esse facto, salientando que aqui sempre se sentiu bem recebido, mesmo quando ainda não tinha ganho a notoriedade actual, referindo que é muito gratificante ser convidado para revisitar Amares.
Na sessão, onde os alunos leram textos do autor, Valter Hugo Mãe falou do seu livro, concordando com a análise que o considera como o mais plástico e poético de todos os que escreveu. Falou da história que se passa na Islândia e que tem como protagonista uma menina que experimenta a solidão após a morte da sua irmã gémea. A Islândia, cenário da obra, foi também longamente “revisitada” na sessão, com o autor a explicar todo o fascínio que sente pela ilha, pelo seu povo e pela sua natureza, descrevendo diversas particularidades e curiosidades que foi reconhecendo nas suas viagens. Uma apresentação que prendeu fortemente todos os presentes.
A terminar a apresentação foram entregues ao escritor diversas lembranças, tendo apreciado e agradecido particularmente os azulejos produzidos no Atelier de Artes, tendo por base as gravuras do seu livro.
No final, como é hábito, uma longa sessão de autógrafos com Valter Hugo Mãe a mostrar grande disponibilidade e atenção particular a cada leitor.

Obrigado Valter. Até à próxima!



Sem comentários:

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA 2017 No Dia Mundial da Filosofia, assinalamos a data com diversas iniciativas. De manhã foram colocados, na Sa...