quinta-feira, fevereiro 13, 2014

OFICINA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

No âmbito do projeto Por Amares (+) os livros - Projeto ler + jovem - realizamos esta semana a primeira sessão da Oficina de Leitura e Interpretação, dinamizada pela atriz Sílvia Brito. Esta oficina pretende  sensibilizar os participantes, através da experimentação da leitura, a assumirem a palavra e os sentidos dos textos, a melhorar as capacidades de leitura e de interpretação dos diferentes tipos de textos e a aprender a descobrir as capacidades de leitura interpretativa. 
A atriz e encenadora Sílvia Brito tem desenvolvido inúmeros projetos no âmbito do teatro. Entre outras experiências, integrou o elenco do Teatro Nacional D. Maria II (1990-92) onde trabalhou com Ricardo Pais e Filipe La Féria. Em 1992, integrou a companhia de teatro profissional A Escola da Noite (Coimbra) onde permaneceu até 2010. Aí desenvolveu trabalho permanente nas áreas da actuação, encenação, formação e documentação e foi membro da Direcção da companhia entre 1998 e 2010.  Em 2011 encenou e interpretou Observações da Paixão - As Cartas Portuguesas atribuídas a Mariana Alcoforado (Festival das Artes da Quinta das Lágrimas, Coimbra); em 2012, integrou o elenco de Fragas (textos de Miguel Torga, encenação de João Neca, Teatro Municipal da Guarda) e encenou Os Últimos Dias de Emmanuel Kant, de Alfonso Sastre (Cooperativa Bonifrates, Coimbra); em 2013 integrou o elenco de Oresteia, de Ésquilo (Companhia de Teatro de Braga, encenação de Rui Madeira).
Futuramente, iremos dando nota desta experiência que, estamos certos, será profundamente enriquecedora da formação dos nossos alunos.






Sem comentários:

MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Neste mês de Outubro estamos a assinalar, como sempre acontece, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Aqui ficam o cartaz e o marcador ...