No âmbito do projeto "Um toque no futuro", apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, estamos a iniciar algumas experiências de utilização destes dispositivos, em contexto de sala de aula.
Este projeto procura dar continuidade a duas vertentes importantes da nossa intervenção, dando-lhes um novo enfoque. Assim, o objetivo fundamental deste projeto é a promoção da leitura e das literacias de informação, apoiada na utilização de tablets digitais. Dando seguimento ao trabalho realizado anteriormente, propomo-nos provocar a mudança tecnológica, mas também metodológica, nas práticas de leitura e no trabalho de sala de aula, partindo da incorporação de um novo dispositivo digital – os tablets. O projeto pretende, de igual modo, explorar e avaliar as potencialidades destes dispositivos digitais, em contexto educativo.
De acordo com a filosofia do projeto, queremos tentar perceber até que ponto a inovação tecnológica pode ser um fator motivador da leitura e de novas abordagens em diferentes situações de sala de aula. Queremos observar o impacto da utilização dos tablets entre os alunos, tanto nas diferentes práticas de leitura como em diferentes contextos de aprendizagem. Para tal propomos-nos comparar, nomeadamente nas experiências de leitura, a utilização dos tablets com ebooks com a utilização de suportes tradicionais. Com os professores que estão envolvidos no projeto, queremos contribuir para a mudanças das práticas educativas, explorando as potencialidades que estes dispositivos podem adicionar. Uma das vertentes deste projeto passa, no âmbito da leitura, pela comparação de experiências de leitura de ebooks com livros em suporte tradicional. Esta comparação, que passará por uma avaliação individual de cada leitor, pretende percecionar a adaptação de cada leitor a este tipo de leitura.
Entre as aplicações e ebooks que já estão disponíveis nos iPads, destacamos hoje a Coleção Clássicos da Literatura Portuguesa - Biblioteca Digital, da Porto Editora.
1 comentário:
Parabéns por este projecto fantástico de infoinclusão
Enviar um comentário