terça-feira, janeiro 25, 2011

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA


Foi fascinante ver os nossos alunos entrarem na nossa Biblioteca, à hora marcada, livro na mão, dispostos a partilhar as suas leituras com colegas e professores!

Uma partilha que decorreu nos dias 12 e 13 de Janeiro à tarde, promovida pela

Biblioteca/CRE da nossa escola no âmbito do Plano Nacional de Leitura e destinada a seleccionar três leitores da ESA, de cada ciclo de estudos, para nos representarem na 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura.

O Concurso Nacional de Leitura, promovido pelo Plano Nacional de Leitura em articulação com a RTP, com a DGLB/Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, visa promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica e estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º ciclo do Ensino Básico e decorre em três fases distintas: 1ª fase – eliminatórias a realizar nas escolas; 2ª fase – finais distritais; 3ª fase – final nacional. Esta eliminatória contou com a participação de alunos de todos os anos escolares e decorreu em ambiente de grande descontracção, em que cada um dos participantes verbalizou as impressões recolhidas e guardadas pela leitura do seu livro, tendo feito também, um breve registo escrito. As escolhas literárias eram verdadeiramente ecléticas e a partilha dividiu-se entre Sophia de Mello Breyner e Kafka, José Saramago e Luís Sepúlveda, ManuelAlegre e Vítor Hugo, Gabriel Garcia Marquez e Camilo Castelo Branco, entre o romance de aventuras e o conto, entre a autobiografia e a ficção, para referir só alguns.

Os escolhidos, após muita ponderação, foram, no 3º Ciclo, a Juna Fernandes (7ºB), a Ana Luísa Amaro e a Silvy Dias (9ºA); no Ensino Secundário os seleccionados foram a Rita Pereira (10ºC), o Jorge Rodrigues (11ºA) e o Ricardo Costa (12ºC). Os vencedores mas também todos os participantes estão de parabéns.

Foi uma experiência plural que deixou uma vontade: promover mais momentos de partilha de leituras, mais encontros informais em que cada um diga do que leu e gostou, do que leu e não gostou, do que leu e sentiu, do que leu e não percebeu... sem juízos de valor, porque não há bons nem maus leitores, boas nem más leituras! Há leitores e há livros!

Fica, então, combinado? VAMOS LER!

Leonor Alves

Sem comentários:

MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Neste mês de Outubro estamos a assinalar, como sempre acontece, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Aqui ficam o cartaz e o marcador ...