terça-feira, janeiro 25, 2011

António Fonseca declama Os Lusíadas em Amares

No passado dia 20 de Janeiro, o actor António Fonseca esteve na nossa Escola, numa actuação com um reconto performativo dos cinco primeiros Cantos de Os Lusíadas. A iniciativa, da responsabilidade da Biblioteca, proporcionou um momento único a mais de 200 alunos de 9º e 12º anos, que têm vindo a estudar a obra de Camões. Durante duas horas, António Fonseca declamou, de memória, extractos dos cinco primeiros cantos de Os Lusíadas, interpretando os seus personagens, relatando momentos, explicando passagens, explicitando partes para os alunos, mantendo-os “presos” a um texto, tantas vezes de difícil compreensão para os mais jovens.

A performance do actor maravilhou os alunos que ouviram em silêncio atento a declamação, apenas interrompida pelos risos provocados por Fonseca, culminando num longo, espontâneo e entusiasmado aplauso final.

Numa interpretação reveladora da obra cuja leitura não é fácil, muitos alunos declararam, no final, o seu profundo agrado e uma renovada curiosidade pelo texto de Camões.

A actuação de António Fonseca é magistral e este constituiu, sem dúvida um momento único que, por certo, perdurará, por muito tempo, na memória daqueles que tiveram o privilégio de a ela assistir.


Sem comentários: