quarta-feira, dezembro 18, 2013

AGRUPADOS À MESA



Nas terras de Amares come-se bem! Os rios e a terra são, aqui, generosos e as gentes foram, ao longo dos tempos, moldando a tradição gastronómica local com uma sabedoria acumulada. Estas gentes que foram apurando a mão e aprimorando o sabor dos pratos típicos locais, feitos com os melhores produtos de cada casa: as papas de sarrabulho ganharam fama e são já uma marca do concelho. Mas também os rojões, o cozido à Portuguesa, o arroz de pato, as pataniscas de bacalhau e o arroz “pica no chão”. Tudo regado pelo excelente vinho verde local! As bocas são depois adoçadas com um leite-creme queimado, um pudim de laranja, uns mexidos ou rabanadas, por altura do Natal. E laranjas. Amares é terra de laranjas, saborosas, doces, suculentas, de casca fina que deliciam quem as prova.
De igual modo, há nas escolas de Amares uma longa tradição culinária e gastronómica. Na correria do quotidiano ou nos momentos especiais ao longo do ano, que todos depois recordam, a boa mesa é uma garantia. Em 2010, consagrando esta vocação, foi lançado, na ESA, um livro  - sentar à mESA – que fazia uma recolha de receitas disponibilizadas por membros da comunidade educativa. Foi uma edição de grande sucesso, hoje esgotada mas ainda procurada. Por isso nos lembramos de editar uma nova publicação, refletindo agora a nova realidade de agrupamento das escolas do concelho. Assim nasceu a ideia deste Agrupados à mesa. Lançado o desafio, surgiram os contributos que agora aqui se apresentam. O livro é, assim, o resultado de muitas (boas) vontades: dos professores e funcionários mas de outros que aqui se associaram. Também das recolhas e experiências que os alunos dos cursos profissionais de Eventos e Turismo fizeram nos últimos anos e que nos deram  a conhecer em diferentes momentos que a muitos deliciaram.
Esta coletânea de receitas culinárias procura apresentar diversas propostas e paladares surpreendentes: receitas simples e económicas e outras mais complexas e sofisticadas; pratos da gastronomia local e manjares da cozinha internacional; pitéus apetitosos e guloseimas irrecusáveis; segredos de família e petiscos populares. De tudo, um pouco. Ou muito! Um especial agradecimento a todos (melhor dizendo, é mais a todas) os (as) que concorreram para que esta edição fosse possível de concretizar. Esperamos que Agrupados à mesa seja um pequeno contributo para fortalecer os laços da nossa comunidade educativa e um fator de reforço da identidade do Agrupamento de Escolas de Amares.
(Do Prefácio)

2 comentários:

angelina maria pereira disse...

Mais uma magnífica publicação de iniciativa da biblioteca o que a torna um caso singular no quadro nacional. Os meus Parabéns!

angelina maria pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA 2017 No Dia Mundial da Filosofia, assinalamos a data com diversas iniciativas. De manhã foram colocados, na Sa...