quinta-feira, maio 09, 2013

9 DE MAIO - DIA DA EUROPA II

Hoje, Dia da Europa, queremos destacar uma importante e útil fonte de de informação sobre a União Europeia. 
A EU Bookshop é um arquivo e uma livraria em linha das publicações das instituições europeias, acessível no site https://bookshop.europa.eu/pt/home/



A EU Bookshop é gerida pelo Serviço das Publicações da União Europeia, com sede no Luxemburgo e está disponível nas 23 línguas oficiais da UE. Seleccionando a língua que se pretende podem-se procurar os títulos disponíveis nessa língua. São disponibilizados documentos editados pelas diversas instituições eorganismos oficiais da UE - Comissão Europeia e respectivas direcções-gerais, Parlamento Europeu, Representações da Comissão nos países da UE, Delegações da Comissão nos países terceiros, Conselho da UE , Agências e outros órgãos e ainda outros tipos de publicações, gratuitas em grande parte.
As publicações são disponibilizadas em suporte papel (e enviadas gratuitamente) e, na maior parte dos casos, em suporte digital, podendo ser descarregadas gratuita e facilmente.
Entre as muitas publicações disponíveis muitas são destinadas aos mais jovens e podem ser interessantes ferramentas educativas. Eis três exemplos:

A Europa e tu
Um livro para colorir, destinado às crianças com idade entre os 6 e 10 anos onde poderão aprender os nomes das capitais da UE, pintar as cores das bandeiras e descobrir algumas informações interessantes sobre cada um dos Estados-Membros. Trata-se de um material didáctico atraente que pode ser utilizado tanto em casa como na escola!

Tanto calor não é normal!
Uma abordagem da política de protecção do ambiente destinada aos mais jovens, para sensibilização deste público para questões como as alterações climáticas e o efeito de estufa.

A guerra dos gelados de framboesa
Uma banda desenhada para jovens sobre uma Europa pacífica sem fronteiras

Sem comentários:

MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Neste mês de Outubro estamos a assinalar, como sempre acontece, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Aqui ficam o cartaz e o marcador ...