quinta-feira, maio 09, 2013

9 DE MAIO - DIA DA EUROPA

Sob o lema "TEM A VER COM A EUROPA TEM A VER CONSIGO - Participe no debate", comemora-se, hoje, o Dia da Europa. A data escolhida recorda o dia 9 de Maio de 1950 em que o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, propôs à República Federal da Alemanha e aos outros países europeus que quisessem associar-se a criação de uma comunidade de interesses pacíficos, Robert Schuman realizou um acto histórico. Ao estender a mão aos adversários da véspera, não só apagava os rancores da guerra e o peso do passado como desencadeava um processo totalmente novo na ordem das relações internacionais, ao propor a velhas nações, pelo exercício conjunto das suas próprias soberanias, a recuperação da influência que cada uma delas se revelava impotente para exercer sozinha. Esta proposta de Robert Schuman, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa". 
Em articulação com o Grupo de Geografia, vamos assinalar a data com a conferência Professor Luís Filipe Lobo-Fernandes, subordinada ao tema União Europeia: Dilemas e desafios.
No átrio do Bloco 1 está patente uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos na disciplina de Geografia e onde está exposto o cartaz de 2011, editado nas diferentes línguas europeias.

Sem comentários:

MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Neste mês de Outubro estamos a assinalar, como sempre acontece, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Aqui ficam o cartaz e o marcador ...