terça-feira, maio 07, 2013

CONFERÊNCIA - DIA DA EUROPA


Na próxima quinta-feira, 9 de maio, Dia da Europa, pelas 10 horas, teremos na Biblioteca uma conferência subordinada ao tema União Europeia: Dilemas e desafios. A iniciativa, promovida pelo Grupo Disciplinar de Geografia e pela Biblioteca, terá como conferencista o Professor Luís Filipe Lobo-Fernandes, Professor Catedrático da Secção de Ciência Política e Relações Internacionais, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. A conferência procura realizar uma reflexão acerca do momento de encruzilhada vivido pela União Europeia, perspetivando os dilemas e desafios que se colocam à Europa, nos tempos próximos.
O professor Luís Filipe Lobo-Fernandes tem-se destacado como docente universitário na Universidade do Minho e em diversas iniciativas no âmbito das relações internacionais. Contribuiu decisivamente para a criação do Centro de Documentação Europeia (CDEUMINHO), em 1986, ano da entrada de Portugal na CEE e que foi um dos primeiros centros de informação no país. Foi ainda responsável pela criação, em 2001, da Biblioteca Depositária das Nações Unidas na UMinho, que é uma das duas únicas universidades portuguesas com aquele estatuto. É autor e co-autor de mais de 150 publicações e responsável de inúmeros estudos sobre as múltiplas vertentes da integração europeia. É um dos poucos académicos da Universidade do Minho detentor de uma cátedra internacional: a cátedra Jean Monnet de Integração Política Europeia, que foi atribuída pela Comissão Europeia em 2004, por concurso público mundial. Em 2010 foi distinguido por um júri internacional como Calouste Gulbenkian Fellow na School of Advanced International Studies (SAIS) da Johns Hopkins University, em Washington, EUA, um dos mais prestigiados e exclusivos institutos de pesquisa a nível mundial na área dos estudos internacionais. 


Sem comentários:

MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Neste mês de Outubro estamos a assinalar, como sempre acontece, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Aqui ficam o cartaz e o marcador ...