quarta-feira, março 03, 2010

Concurso Nacional de Leitura na ESA


Depois de concretizada a prova escrita, que ocorreu no final do período transacto, o expressivo número de alunos do 3º. Ciclo e do Secundário da ESA que aderiram ao Concurso Nacional de Leitura concluiu a primeira eliminatória, de âmbito escolar, tendo realizado, nos dias 12 e 13 de Janeiro, apresentações orais dos livros lidos (que não poderiam ultrapassar os três minutos), sob a forma de um Fórum de Leitura
Reunidos no Centro de Recursos, os alunos leitores, de forma responsável e entusiasta, apresentaram os livros da sua escolha, embora com base numa lista fornecida, partilhando com os colegas a sua experiência de leitura, justificando a escolha, apresentando o assunto, fazendo comentários e tirando ilações. Foram vários os livros apresentados, quase todos em prosa narrativa e de autores contemporâneos, muitos deles consagrados, como José Saramago, que mereceu a preferência da generalidade dos alunos de 12º. Ano.
O Júri, constituído pelos docentes Jorge Brandão (professor-bibliotecário), Leonor Alves, Ana Forte, Manuel Martins, Manuela Sousa e Fernanda Neves, escolheu os três vencedores de cada ciclo, depois de ponderadas as prestações na prova escrita e oral, o que não se afigurou tarefa fácil, já que houve várias prestações de grande qualidade.
Assim, ficaram apurados para a fase distrital os seguintes alunos:
3º. Ciclo: Sylvie Dias (8º. A); Rita Aguilar (8º. A); Carina Ribeiro (9º. D)
Secundário: Jeannette Rodrigues (11º. A); Sara Esteves (11º. A); Ana Patrícia Ribeiro (12º. A).
Estes alunos vão estar envolvidos, no próximo dia 24 de Março, na Final do Distrito de Braga, na Biblioteca Municipal de Vieira do Minho, onde representarão a nossa escola.
Para além dos docinhos oferecidos nos dois momentos das provas e do diploma confirmativo de presença, todos os concorrentes irão receber como prémio de participação um livro, mas os vencedores terão este prémio reforçado. A entrega dos prémios será no dia 22 de Março (A evocar o Dia da Poesia, evocado no dia anterior, domingo), estando a preparar-se uma cerimónia especial.
Segundo a opinião dos participantes, esta iniciativa é muito pertinente e foi dinamizada com êxito, estimulando o interesse pela leitura, sobretudo literária, que é uma forma de ajudar os alunos a enriquecerem-se pessoalmente bem como em competências/conhecimentos, afigurando-se uma “porta aberta” para a conquista de novos horizontes.
A Biblioteca da ESA, organizadora do concurso a nível escolar, contando com a colaboração do grupo disciplinar de Português, congratula-se com a expressiva adesão dos alunos e com a qualidade das suas prestações, o que evidencia um acrescido interesse pela leitura e superior capacidade leitora, sinal de que deveremos continuar neste bom caminho, apostando no trabalho de motivação/sensibilização à leitura, competência estruturante e transversal que ajudará a melhorar os índices de sucesso escolar e a formar jovens mais cultos e, portanto, mais capazes de enfrentar um futuro desafiador e exigente.
Invertendo o que sentencia Padre António Vieira (“Quem não lê não quer saber, e quem não quer saber quer errar.”) propõe-se, então, esta máxima como lema a seguir:
Quem lê quer saber, e quem quer saber irá vencer!
Ana Forte



Sem comentários:

MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Neste mês de Outubro estamos a assinalar, como sempre acontece, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Aqui ficam o cartaz e o marcador ...