quinta-feira, outubro 29, 2009

ASTÉRIX
1959-2009


Comemoramos hoje os 50 anos do herói da BD francesa Astérix, personagem criado por René Goscinny e Uderzo.
As histórias de Astérix começaram por ser publicadas na revista francesa "Pilote". O primeiro álbum só foi editado em 1961. A partir desse ano, começaram a ser lançados álbuns com uma periodicidade anual.
As histórias de Astérix foram traduzidas (até o momento) para 83 línguas e 29 dialectos, incluindo o português e o mirandês (dialecto de Miranda do Douro) sendo muito populares na Europa, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, América do Sul, África e Ásia, mas menos conhecidas nos Estados Unidos da América e no Japão.
Até hoje foram lançados 33 álbuns com o personagem, um dos quais é uma compilação de histórias curtas. Astérix também inspirou 11 adaptações para cinema (8 de animação e 3 de imagem real), jogos, brinquedos, um parque temático – o Parque Astérix, nos arredores de Paris e um site cheio de informações e actividades.
A edição de "O Aniversário de Astérix e Obélix - O Livro de Ouro", disponível (na nossa Biblioteca também) desde o dia 22 de Outubro de 2009, em 19 países, foi anunciada há vários meses como "o maior banquete festivo preparado pelos irredutíveis gauleses".
A nossa Biblioteca, em colaboração com o grupo Disciplinar de Francês, assinalou o dia com uma exposição e com a distribuição de marcadores de livros distribuídos por um simpático Asrérix lusitano e por duas jovens romanas que percorreram as salas a evocar o acontecimento.




1 comentário:

Paula disse...

Parabéns Jorge e companhia..tive pena de não estar nesse dia.. deve ter sido engraçado. Apenas vi a exposição (posteriormente) e gostei muito!!!!
Paula Cruz