terça-feira, outubro 27, 2009


26 de Outubro - Dia Internacional das Bibliotecas Escolares



No contexto do Mês que temos vindo a comemorar, assinalámos no dia 26 o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. O dia ficou marcado por diversas iniciativas como sessões de leitura, um sorteio de livros, teatro e performances de promoção da leitura que percorreram as salas de aula.
As actividades foram dinamizadas por um grupo de alunas do 12º D, com apoio da actriz Sandra Andrade, no âmbito do seu trabalho na Área de Projecto – Leituras em Construção, orientado pela professora Ana Forte
Aqui fica o registo destes momentos com o texto lido nas salas e as imagens:

“Leituras em Construção
26 de Outubro de 2009


Somos alunas de Área de Projecto do 12º D e escolhemos a Leitura como tema da nossa acção: Leituras em construção.
Hoje, assumimos ser operárias do saber e um espaço de excelência vimos promover.
Sabem de que estamos a falar?
Da nossa Biblioteca Escolar, um espaço bem apetrechado que tem muito para nos dar: (livros de várias áreas e feitios; jornais, revistas, enciclopédias, gramáticas, dicionários; filmes, documentários, músicas, …), um mundo a descobrir e a habitar de modo regular, porque a cultura e o conhecimento são o que “está a dar”.
E hoje, que é o Dia Internacional da Biblioteca Escolar, ninguém poderá faltar, pois há um poema para construir e livros para sortear.
E nós, leitoras em construção, também nos quisemos associar a esta comemoração e metemos mãos à obra, fazendo uma breve selecção do muito que esse espaço tem à disposição. A escolha não teve regra e as leituras são pouco mais do que improvisos de ocasião.
Vamos então começar, porque ainda há muito caminho para andar!

Em jeito de despedida, queremos, então, relembrar que a nossa Biblioteca tem vida e nós temos de contribuir para a tornar ainda mais viva.
Apareçam. Esse espaço é nosso, mas temos de o saber aproveitar e estimar.
E procurar aí o saber (ler, pesquisar, construir conhecimento verdadeiro…), aprendendo também a sonhar.
A Biblioteca é um espaço mágico que se nos oferece habitar.”




Sem comentários: