domingo, maio 11, 2014

UMA TARDE MEMORÁVEL, COM LÍDIA JORGE


Na passada sexta-feira vivemos na nossa Escola uma tarde memorável. A escritora Lídia Jorge esteve na nossa Biblioteca a apresentar o seu último romance, Os Memoráveis. Numa longa conversa, que acabou por ultrapassar o tempo previsto, a autora começou por explicar como lhe surgiu a inspiração para esta obra e comparou a abordagem que aqui faz acerca do 25 de abril, com aquela que havia realizado em O dia dos prodígios, publicado há 24 anos. 
Na construção da narrativa, Lídia Jorge contou como procurou encontrar as personagens dos heróis, mas salientou que o seu livro é não é uma apologia da revolução de abril ou sobre os acontecimentos, mas sim sobre a passagem do tempo e sobre a memória que foi sendo construída e sobre a apropriação que a memória coletiva fez.. É um olhar sobre o passado que muitos recordam mas também o olhar daqueles que depois vieram e que não sentem aquele momento da mesma forma.
Lídia Jorge salientou também a coincidência de estarem a surgir muitas obras, com diferentes visões (ficção, crónica, fotografia, história) que, sem saberem umas das outras, sentiram necessidade de agora verem a luz, a que não será estranho os tempos complicados que Portugal tem vivido.
Finalizou com um apelo a todos, particularmente aos mais jovens, para que procurem na Arte, nas Letras, na Educação, o factor distintivo das suas vidas.
A sessão terminou com a oferta de diversas lembranças da Escola, que a autora, com gosto notório, agradeceu, não se furtando a uma longa sessão de autógrafos. 
Uma tarde absolutamente memorável que Lídia Jorge marcou pela sua simplicidade, simpatia e palavras esclarecidas.
Para além da honra que foi recebê-la, constituiu um momento único e um enorme prazer poder ouvi-la. 
Obrigado Lídia Jorge!






Sem comentários:

MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Neste mês de Outubro estamos a assinalar, como sempre acontece, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Aqui ficam o cartaz e o marcador ...