quinta-feira, março 21, 2013

21 de Março - Dia Mundial da Árvore e da Poesia

Porque hoje é 21 de Março - Dia Mundial da Árvore e da Poesia, um dia sempre especial, voltamos a publicar a Colectânea de poemas com o tema da árvore, editado pela Biblioteca há 2 anos. Porque achamos que vale a pena recordar ou conhecer.


quinta-feira, março 07, 2013

MAGIA NA ESCOLA

Foi uma tarde fantástica, verdadeiramente mágica, aquela que hoje se viveu na nossa escola. A apresentação do livro Escola de Magia foi um momento extraordinário com o autor, João Miranda, a prender a assistência com a sua explicação mas, sobretudo, com os seus truques de magia que encantaram todos os presentes. Durante cerca de 90 minutos os presentes foram surpreendidos por diversos truques  e puderam colocar perguntas para satisfazer a sua natural curiosidade. Alguns alunos tiveram mesmo a oportunidade de participar nos diferentes números e interagir diretamente com o mágico. No final decorreu, na biblioteca, uma sessão de autógrafos do livro, que esgotou na totalidade.


terça-feira, março 05, 2013

ESCOLA DE MAGIA


Amanhã, 6 de março, pelas 15 horas vamos receber o mágico e ilusionista João Miranda que vem à nossa Biblioteca apresentar o seu livro Escola de Magia. A apresentação, destinada às turmas do 3º ciclo, promete ser um momento de encanto ... e magia.
João Miranda nasceu no Porto, a 25 de outubro de 1986. Aos seis anos de idade deixou-se seduzir por uma caixa de magia, e contrariamente à grande maioria dos outros meninos, facilmente trocou o futebol por um baralho de cartas, sem nunca deixar para trás os estudos. 
Assumindo-se como um autodidata, com apenas catorze anos fazia a primeira atuação em público. Em 2011 criou, em parceria com o seu amigo Gonçalo Gil, a Escola de Magia do Porto, que dá formação a entusiastas e mágicos amadores de Norte a Sul do País. 
As performances de João Miranda passam pela criação de ilusões que recorrem a estímulos visuais através dos quais pretende transmitir emoções ao público. Mais do que ilusões, trata-se de sensações que estimulam a capacidade de imaginar de cada espectador. 
João Miranda é um dos mágicos portugueses mais requisitados, apostando fortemente na criação de novas ilusões e na recuperação de antigos números de magia, aliados às novas tecnologias. Grande parte dos tempos livres é dedicada à pesquisa e criação de novas ilusões, assumindo ainda uma grande paixão pelas viagens e pelo cinema.

2013 - Ano Internacional Matemática do Planeta Terra


Assinala-se hoje, 5 de março, a abertura oficial do Ano da Matemática do Planeta Terra (MPT2013), uma iniciativa internacional organizada sob a égide da UNESCO e dirigida, em Portugal, por um Comité Nacional que reúne oMinistério da Educação e Ciência e o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A comemoração do Ano MPT2013 visa o desenvolvimento de atividades científicas e de divulgação sobre as questões fundamentais que hoje se colocam ao planeta, mostrando o papel essencial da Matemática na identificação, discussão e resolução dessas questões.
Educadores e professores de todos os níveis de ensino são, neste sentido, desafiados a participar na comunicação aos mais jovens dos problemas relacionados com o planeta Terra e a importância da Matemática para os enfrentar.
Da programação do evento, fazem parte conferências, cursos, exposições, concursos, efemérides e o desenvolvimento de vários projetos. Os programas organizam-se em função de 4 grandes temas aglutinadores: um planeta para descobrir; um planeta suportado por vida; um planeta organizado por humanos; e um planeta em risco.
Para além dos Museus de Ciência, Universidades e Centros Ciência Viva, muitas mais organizações estarão envolvidas em ações relacionadas com o Ano MPT2013, como a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática, o Centro Internacional de Matemática, entre outras.
Para mais informações sobre atividades, materiais pedagógicos ou submissão de eventos, sugerimos a consulta do sítio Ano Internacional MPT2013. 

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA 2017 No Dia Mundial da Filosofia, assinalamos a data com diversas iniciativas. De manhã foram colocados, na Sa...