quinta-feira, junho 13, 2013

FERNANDO PESSOA - 125 ANOS


Assinalam-se hoje, 13 de junho, 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa (13 de Junho de 1988 – 30 de Novembro de 1935) , esse nome maior da literatura de Portugal e da nossa língua, a nossa pátria, como ele a designou. 
Para marcar este dia recordamos aqui dois sítios na web que são excelentes recursos, de referência, sobre a vida e obra de Pessoa e dos seus heterónimos. Muito úteis também para os mais jovens conhecerem melhor o poeta e acederem a inúmeros recursos sobre ele. 
O primeiro, o portal MultiPessoa que pretende responder às necessidades de quatro principais tipos de destinatários: público em geral; alunos do ensino secundário ou leigos; professores do ensino secundário e alunos e professores universitários. Estruturado em vários níveis de complexidade, o programa presta-se a ser utilizado por públicos diversos, em ambiente doméstico, escolar ou universitário. Pode ser utilizado individual ou colectivamente, em sala de aula, sendo acompanhado de um Manual de Apoio ao Professor. O portal MultiPessoa apresenta três vertentes principais: o Labirinto, componente educacional de iniciação à obra de Pessoa, destinada a leigos ou estudantes, e associada a uma componente lúdico-didáctica; o Arquivo Pessoa, base de dados da maior parte da obra pessoana, com capacidades de pesquisa de texto complexas; uma colecção de textos de crítica literária sobre Pessoa, para aprofundamento de temas.
O segundo, o sítio da Casa Fernando Pessoa, com variada informação sobre a vida e obra do autor mas também de outros poetas.
Fica ainda a ligação ao ebook da primeira edição da Mensagem, disponibilizada pela Biblioteca Nacional. Publicado em 1934 pela Parceria António Maria Pereira, o livro foi contemplado no mesmo ano com o Prémio Antero de Quental, na categoria de «poema ou poesia solta», do Secretariado da Propaganda Nacional, dirigido por António Ferro,

Sem comentários:

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA 2017 No Dia Mundial da Filosofia, assinalamos a data com diversas iniciativas. De manhã foram colocados, na Sa...