quinta-feira, fevereiro 21, 2013

JOÃO TORDO APRESENTOU O ANO SABÁTICO

O escritor João Tordo esteve, ontem, na nossa Biblioteca onde apresentou o seu último livro, O Ano Sabático. Tordo apresentou-se num registo descontraído que agarrou os presentes, nomeadamente os mais jovens. Em mais de uma hora de conversa, contou algumas experiências da sua vida, abordou o seu percurso enquanto escritor e, obviamente, falou dos seus livros, das suas personagens, das suas histórias e dos factos que as inspiraram.
Explicou de que modo as suas vivências estão sempre presentes nos seus livros. Neste contexto falou particularmente do seu último romance, O Ano Sabático e abriu mesmo um pouco da sua intimidade, revelando que quando nasceu tinha um irmão gémeo, que morreu passado seis horas. Esta sua história foi um dos pontos de partida para a história de Hugo, o contrabaixista de jazz que decide parar um ano mas, quando regressa a Lisboa, se depara com um caso insólito: assiste a um concerto de um pianista que toca um tema inédito que ele reconhece, já que o escreve há anos na sua cabeça.
João Tordo respondeu também a várias perguntas colocadas pela assistência, revelando grande frontalidade e sentido de humor, falando dos seus livros preferidos, do processo criativo mas não se furtando a expressar o seu sentir acerca da situação do país e das perspetivas que se abrem aos jovens, aconselhando cada um a encontrar o seu espaço e a sua vocação.
Um excelente tempo de conversa sobre livros que constitui mais uma boa oportunidade de promoção da leitura.

Sem comentários:

MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Neste mês de Outubro estamos a assinalar, como sempre acontece, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Aqui ficam o cartaz e o marcador ...