domingo, dezembro 13, 2009

Dezembro - Natal - Direitos Humanos

Quantas vezes, quando chega o mês de Dezembro e assinalamos o Dia Internacional dos Direitos Humanos, acontece a efeméride ser marcada pelo ambiente de Natal. Entre cartazes e imagens mais ou menos chocantes, que nos recordam o desrespeito pelos mais elementares direitos das pessoas, já brilham as luzes do Natal, numa aparente contradição que mistura sofrimento e alegria. Este ano, a fusão foi mais longe. Porque o Natal é tempo de solidariedade, de fraternidade, o tema da decoração natalícia é, precisamente, os Direitos Humanos. Os alunos da Área Projecto das turmas C e D do 12º ano, sob orientação da professora Ana Forte, desenvolveram um conjunto de actividades por toda a escola para assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Na Biblioteca, a data foi ainda assinalada com uma sessão de leitura de textos produzidos por estes alunos e também pelos mais novos, do 7º B, que trabalharam a temática em Formação Cívica, com a professora Margarida Dourado.
Aqui ficam alguns registos com as imagens do Dia dos Direitos Humanos e as árvores deste nosso Natal.



domingo, novembro 29, 2009

Concurso Nacional de Leitura 2009-10


Esta semana fizemos a primeira eliminatória da primeira fase – a nível de escola – do Concurso Nacional de Leitura. Tratou-se de uma prova escrita, destinada ao terceiro ciclo, na qual participaram cerca de quarenta alunos que tiveram que responder a um questionário sobre os livros que leram. Em Dezembro teremos a prova para os alunos do Ensino Secundário e em Janeiro o Fórum de Leitura que determinará o apuramento final dos nossos representantes na eliminatória distrital. Entretanto, vamos trazendo mais novidades.

quinta-feira, novembro 19, 2009


Comemoração do Dia Mundial da Filosofia


Comemora-se hoje o Dia Mundial da Filosofia. Instituído pela UNESCO em 2002, a data comemorativa assinala-se na terceira quinta-feira do mês de Novembro. A Escola Secundária de Amares, à semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, assinala a efeméride numa iniciativa do Grupo Disciplinar de Filosofia que contou com a colaboração da Biblioteca Escolar. A iniciativa tem vindo a ser preparada ao longo das últimas semanas pelos alunos e culmina hoje com a realização, por todo o espaço da Escola, de actividades diversas como intervenções, exposições, distribuição de materiais diversos, projecção de filmes e apresentações, performances teatrais, entre outras. Os alunos “deixaram-se levar” por Sartre, Kant, Descartes, Platão e muitos outros, como procura evocar o cartaz comemorativo.

Exposição de trabalhos na Biblioteca/CRE


sábado, novembro 14, 2009

Literacia da Informação
Ao longo das últimas semanas temos vindo a promover na BE/CRE sessões de formação de utilizadores no âmbito das literacias da informação. Turmas de todos os anos têm passado pela Biblioteca em sessões de trabalho que irão ter continuidade ao longo do ano, uma vez que longo é o caminho a percorrer. Pretende-se, em primeiro lugar, sensibilizar para a importância do desenvolvimento das competências neste contexto e compreender a importância crescente de reconhecer quando a informação é necessária bem como a capacidade de localizar, avaliar e utilizar eficazmente essa informação. Procuramos demonstrar a importância de planear uma pesquisa sistemática e exaustiva, a utilização de técnicas de pesquisa avançada mas também chamar a atenção para questões éticas relacionadas com a recolha e utilização da informação. Na passada semana foi a vez dos professores participarem numa sessão de sensibilização e formação especialmente pensada para eles. Ficam alguns registos e um filme que é apresentado nesta sessões.




quinta-feira, outubro 29, 2009

ASTÉRIX
1959-2009


Comemoramos hoje os 50 anos do herói da BD francesa Astérix, personagem criado por René Goscinny e Uderzo.
As histórias de Astérix começaram por ser publicadas na revista francesa "Pilote". O primeiro álbum só foi editado em 1961. A partir desse ano, começaram a ser lançados álbuns com uma periodicidade anual.
As histórias de Astérix foram traduzidas (até o momento) para 83 línguas e 29 dialectos, incluindo o português e o mirandês (dialecto de Miranda do Douro) sendo muito populares na Europa, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, América do Sul, África e Ásia, mas menos conhecidas nos Estados Unidos da América e no Japão.
Até hoje foram lançados 33 álbuns com o personagem, um dos quais é uma compilação de histórias curtas. Astérix também inspirou 11 adaptações para cinema (8 de animação e 3 de imagem real), jogos, brinquedos, um parque temático – o Parque Astérix, nos arredores de Paris e um site cheio de informações e actividades.
A edição de "O Aniversário de Astérix e Obélix - O Livro de Ouro", disponível (na nossa Biblioteca também) desde o dia 22 de Outubro de 2009, em 19 países, foi anunciada há vários meses como "o maior banquete festivo preparado pelos irredutíveis gauleses".
A nossa Biblioteca, em colaboração com o grupo Disciplinar de Francês, assinalou o dia com uma exposição e com a distribuição de marcadores de livros distribuídos por um simpático Asrérix lusitano e por duas jovens romanas que percorreram as salas a evocar o acontecimento.




terça-feira, outubro 27, 2009

Teatro e Leitura






No dia 26 de Outubro– Dia Internacional da Biblioteca Escolar – a ESA recebeu um espectáculo da Companhia teatral Panda – Pá, titulado “Julieta e Romeu”, no âmbito do Programa Itinerâncias Culturais 2009 – acções de promoção da leitura -, fomentado pela Direcção - Geral do Livro e das Bibliotecas, com que foi contemplada a edilidade de Amares e que veio a beneficiar a nossa escola.
O espectáculo foi visionado por cerca de meia centena de alunos (turmas 9º D, 11º D e 11º E), que muito aplaudiram a excelente performance artística da actriz argentina Carolina Marcola, a exímia narradora transformista que conseguiu criar, ao longo de uma hora, uma forte empatia com o público, com quem comunicou em “bom português”.
A encenação, de forte pendor didáctico, teve como argumento a trágica e universal história de amor, narrada pelo italiano Luigi da Porto em 1532 e imortalizada por William Shakespeare em 1594, foi organizada em dois momentos: o reconto teatralizado da história e a posterior interacção com o público, visando esta o esclarecimento de dúvidas, uma recolha de impressões e a sensibilização à leitura, apresentada sugestivamente como “viagem” cultural e (re)criativa.
Foi uma excelente actividade de motivação à leitura, que conciliou literatura, teatro e pedagogia, artes indissociáveis.

26 de Outubro - Dia Internacional das Bibliotecas Escolares



No contexto do Mês que temos vindo a comemorar, assinalámos no dia 26 o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. O dia ficou marcado por diversas iniciativas como sessões de leitura, um sorteio de livros, teatro e performances de promoção da leitura que percorreram as salas de aula.
As actividades foram dinamizadas por um grupo de alunas do 12º D, com apoio da actriz Sandra Andrade, no âmbito do seu trabalho na Área de Projecto – Leituras em Construção, orientado pela professora Ana Forte
Aqui fica o registo destes momentos com o texto lido nas salas e as imagens:

“Leituras em Construção
26 de Outubro de 2009


Somos alunas de Área de Projecto do 12º D e escolhemos a Leitura como tema da nossa acção: Leituras em construção.
Hoje, assumimos ser operárias do saber e um espaço de excelência vimos promover.
Sabem de que estamos a falar?
Da nossa Biblioteca Escolar, um espaço bem apetrechado que tem muito para nos dar: (livros de várias áreas e feitios; jornais, revistas, enciclopédias, gramáticas, dicionários; filmes, documentários, músicas, …), um mundo a descobrir e a habitar de modo regular, porque a cultura e o conhecimento são o que “está a dar”.
E hoje, que é o Dia Internacional da Biblioteca Escolar, ninguém poderá faltar, pois há um poema para construir e livros para sortear.
E nós, leitoras em construção, também nos quisemos associar a esta comemoração e metemos mãos à obra, fazendo uma breve selecção do muito que esse espaço tem à disposição. A escolha não teve regra e as leituras são pouco mais do que improvisos de ocasião.
Vamos então começar, porque ainda há muito caminho para andar!

Em jeito de despedida, queremos, então, relembrar que a nossa Biblioteca tem vida e nós temos de contribuir para a tornar ainda mais viva.
Apareçam. Esse espaço é nosso, mas temos de o saber aproveitar e estimar.
E procurar aí o saber (ler, pesquisar, construir conhecimento verdadeiro…), aprendendo também a sonhar.
A Biblioteca é um espaço mágico que se nos oferece habitar.”




sábado, outubro 24, 2009

ASTÉRIX - 50 ANOS




Neste Mês Internacional das Bibliotecas Escolares estamos a assinalar também, em articulação com o Grupo Disciplinar de Francês, o cinquentenário de Astérix, o herói da BD, promovendo o novo álbum, que chegou no passado dia 22, e divulgando os anteriores e os filmes existentes na BE. Cartazes, uma exposição bio-bliográfica e exposição de trabalhos dos alunos estão patentes na Biblioteca/CRE. No próximo dia 29, data do aniversário, surgirão mais novidades.



OUTUBRO - MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES




Ao longo deste mês de Outubro temos vindo a comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Além do Cartaz alusivo editámos um postal para ser distribuído, ao longo do mês, em sessões de formação no âmbito das literacias de informação.






domingo, julho 26, 2009

Boletim da Biblioteca/CRE

Nº 9 - Junho-Julho

O último número, neste ano lectivo que agora termina.



sexta-feira, julho 03, 2009

FORUM RBE


Foto Jorge Brandão

Fotos Angelina Pereira

No passado dia 26 de Junho realizou-se na FIL, em Lisboa, o Forum da Rede de Bibliotecas Escolares. Num momento de mudanças e grandes desafios para as Bibliotecas Escolares, o Forum reuniu cerca de mil e quinhentos participantes envolvidos no trabalho das Bibliotecas Escolares. Recentemente, a Coordenadora da RBE, Teresa Calçada, divulgou uma mensagem onde reflecte acerca do papel e dos desafios que se colocam actualmente às Bibliotecas. Fica aqui o vídeo.



domingo, junho 28, 2009

valter hugo mãe

valter hugo mãe, o autor de o remorso de baltazar serapião e de o apocalipse dos trabalhadores, é já uma visita habitual da nossa Biblioteca. Da última vez que cá esteve, no passado dia 4 de Março, realizou uma oficina de escrita e manteve uma animada conversa com os alunos. A certa altura, ao falar dos seus inúmeros trabalhos, contou-nos que estava a gravar um disco num projecto com amigos. Estava um pouco rouco e, delicadamente, escusou-se a cantar. Agora aí está. Valter hugo mãe coloca uma voz poderosa num poema seu, num registo próximo do seu amigo Antony (Antony and the Johnsons). Aqui está Meio bicho e fogo, primeiro tema do grupo Governo, lançado na colectânea "Novos Talentos Fnac 2009". Da próxima vai ter que cantar. Aqui está o vídeo:





4 de Março - valter hugo mãe na nossa Biblioteca

Sermão às Flores


Na edição do livro Variações foi inserido um trabalho evocativo do quarto centenário do nascimento do Padre António Vieira, intitulado Sermão às Flores. Elaborado pelos alunos Ariana Almeida, Daniel Barros, João Fernandes e Sónia Antunes, do 11º A, sob orientação da Professora Ana Forte, o trabalho resultou numa belíssima composição. Exposto em Outubro, quando comemorámos o centenário, foi editado recentemente neste livro e conhece agora também uma edição digital, ficando à disposição de um leque de leitores mais alargado.

terça-feira, junho 23, 2009

Variações





No passado dia 3 de Junho fizemos o lançamento de novas edições da nossa Biblioteca/CRE. Apresentámos o livro Variações que incorpora os trabalhos realizados pelos alunos ao longo do ano, sobretudo em actividades dinamizadas pela Biblioteca e que teve como finalidade evocar o cantor e autor António Variações, natural de Amares, e falecido há 25 anos, a 13 de Junho de 1984. O livro incorpora as secções Variações, Reviver Sá de Miranda, Celebrar o Padre António Vieira, Variações de 08 a 09 e Variações avulsas.
Ao mesmo tempo, foi apresentado o DVD Tributos com a colectânea dos filmes que Ângela Mendes Ferreira produziu em diferentes momentos, com o envolvimento dos nosso alunos, para assinalar efemérides e figuras que comemorámos – António Gedeão, Miguel Torga, Fernando Pessoa, Sá de Miranda, Padre António Vieira e, agora, inédito, António Variações.
A sessão foi animada com a exibição do filme dedicado a António Variações e com a leitura de textos pelos alunos.

segunda-feira, junho 22, 2009

Boletim da Biblioteca/CRE

Nº 8 - Março - Abril - Maio






Contos Inacabados na Biblioteca

No âmbito da colaboração com a Xª edição das Jornadas do Conto: Contos Inacabados, promovidas pelo Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, tivemos no passado dia 4 de Maio, momentos de verdadeira magia destinados aos nosso alunos. Sam Cannarozzi, vindo de França, e José Craveiro, de Montemor-o-Velho, contaram (e encantaram) as plateias sobrelotadas que encheram o espaço da nossa Biblioteca. A demonstração de uma arte extraordinária que jamais esqueceremos e que prendeu a atenção e os olhares de todos os presentes.


Concurso Literário Sá de Miranda 2023