segunda-feira, outubro 16, 2006

16 de Outubro – Dia Mundial da Alimentação

Num mundo em que a fome teima em não desaparecer, a obesidade já afecta mais pessoas do que a subnutrição. Nas nossas sociedades e nas nossas escolas os erros alimentares prendem-se, cada vez mais, com os excessos. Para assinalar a data e ajudar a reflectir sobre estas questões, aqui ficam 3 sugestões recentemente adquiridas para o nosso fundo documental:


DVD - Super size me - 30 dias de fast-food

O realizador Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar-se apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência a personagem fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.

Isabel do Carmo, Alimentação saudável, Alimentação segura, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 2004.


Este livro constitui um guia muito útil para conhecer melhor os alimentos e garantir uma saúde equilibrada: alimentos, vitaminas, sais minerais, higiene e segurança alimentar.

Anita Naik, Comer - Tudo o que precisas de saber…, Lisboa, Gradiva, Col. Miúda fixe, nº 14, 2001.

A autora, ao utilizar uma linguagem simples e directa, consegue desmistificar muitas ideias feitas acerca da problemática da alimentação, designadamente de obesidade. O texto, escrito de um modo interactivo, em que se dá uma ênfase especial às questões vividas pelos jovens (elas e também eles) dos nossos dias, é uma forma inteligente e eficaz de cativar a atenção dos adolescentes.

Sem comentários: