segunda-feira, novembro 29, 2010

valter hugo mãe na Biblioteca

No dia 15, segunda-feira, o escritor valter hugo mãe – nome escrito em minúsculas como é apanágio do autor -, visitou a nossa escola com intuito de nos dar a conhecer as suas obras, uma delas merecedora do prémio José Saramago em 2007 (o remorso de baltasar serapião). Antes do início da sessão, o Grupo de Jornalismo do 12ºC entrevistou valter hugo mãe.

Logo após, para o começo da conversa com o escritor, um grupo de alunos do 10ºC preparam um vídeo biográfico. Seguiu-se a leitura de um texto realizado a partir de expressões presentes no livro do autor vila-condense e uma pequena biografia que pretendia desvendar algo mais sobre valter hugo mãe. Após breves palavras, o autor trocou ideias com alunos que o questionaram. Além da sua veia de escritor, um mundo a que se rendeu apesar de se ter formado em Direito, valter hugo mãe mostrou ser um homem multifacetado, com incursões também na música e nas artes plásticas.

O Grupo de Jornalismo do 12ºC











sábado, novembro 27, 2010

Os Lusíadas - LivroClip

O Livro vai ganhando novos contornos, novos desafios mas também novos aliados. As Tecnologias de informação e de comunicação criam novas possibilidades de motivar para a leitura e de estimular o gosto dos leitores.
O exemplo de Os Lusíadas:

quarta-feira, novembro 17, 2010

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
No Mês Internacional da Bibliotecas Escolares, o Painel fronteiro à BE foi decorado com motivos alusivos à efeméride. Aqui fica o registo-


25 de OUTUBRO - DIA MUNDIAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


No dia 25 de Outubro de 2010, segunda-feira, comemorou-se o Dia Mundial das Bibliotecas Escolares. Como não poderia deixar de ser, a Escola Secundária de Amares, no seu Centro de Recursos Educativos, dinamizou diversas actividades nesse âmbito – entre as 10h15 e as 11h35.
Depois de umas breves palavras do professor bibliotecário, Jorge Brandão Carvalho, e aproveitando a comemoração da referida efeméride, a turma do 12ºC, em parceria com a Biblioteca, entregou os prémios relativos ao Concurso do Dia Europeu das Línguas – Susana Carvalho, do 12ºA, pelo Secundário e Tiago Ferreira, do 9ºC, pelo Básico. Foram, ainda, entregues três livros às alunas que maior regularidade demonstraram na requisição de conteúdos na Biblioteca e a três alunos que comemoraram, nesse dia, o seu aniversário.
Deu-se, posto isto, início à actividade programada pelo 12ºC para este dia. Além da leitura de um breve poema tendo por base, naturalmente, a importância das bibliotecas escolares, vinte e um alunos escolhidos e distribuídos por seis grupos realizaram pequenas actividades especialmente programadas para este dia. O objectivo passou por destacar as potencialidades da biblioteca da Escola Secundária de Amares, evidenciando os seus diversos recursos, desde livros aos CDs, para que os alunos, utilizando os diferentes meios previamente colocados à sua disposição, realizassem as tarefas incumbidas. No final, antes de encerramento, os alunos dos diversos grupos apresentaram, oralmente, os trabalhos elaborados.


Da parte da tarde, na Biblioteca, tivemos a oportunidade de receber um contador de histórias. António Castanheira contou, cantou e ... encantou. Perante uma plateia de alunos do 7º ano que, de início, se mostrou algo reservada, o contador foi conquistando o auditório com as suas histórias e cantigas e, aos poucos, todos ficaram envolvidos, respondendo, acompanhando e aplaudindo entusiasticamente.


Grupo de Jornalismo – 12ª C

segunda-feira, outubro 25, 2010

Formação PORDATA

Cinco alunos da Escola Secundária de Amares, todos elementos do 12ºC, deslocaram-se, no dia 8 de Outubro de 2010, à Escola Secundária de Alberto Sampaio, com o objectivo de participar numa formação sobre a PORDATA (base de dados estatísticos do Portugal contemporâneo). Além de alunos, a formação destinou-se, também, aos professores.

Na sessão, orientada pelo Dr. Bernardo Gaivão, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que promove esta iniciativa, os formandos tomaram conhecimento das potencialidades da referida base de dados, contendo diversos temas (da população às energias renováveis, passando pela educação, saúde, economia, entre muitas outras), que poderá ser um importante contributo para a realização de trabalhos de pesquisa. Foi dada ainda a possibilidade de, cada participante na formação, criar a sua página pessoal, podendo guardar dados, processar informação e relacionar os dados estatísticos.

No final da sessão, os cinco alunos do 12ºC, acompanhados pelo Professor Jorge Brandão Carvalho, Maria Cristina Bastos e Ana Forte, visitaram as novas instalações da Escola Secundária de Alberto Sampaio.








OUTUBRO

MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Comemorações do Centenário da República

por Amares a República


No dia 1 de Outubro de 2010, no âmbito das Comemorações do Centenário da Implantação da República portuguesa, a Escola Secundária de Amares recebeu a visita do Professor Armando Malheiro da Silva, professor de História e Ciências da Informação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A sessão, destinada a alunos de Humanidades do Ensino Secundário, decorreu no Centro de Recursos, entre as 10h10 e as 11h40.

Entre os vários temas abordados, o Professor Armando Malheiro da Silva, especializado em assuntos relativos ao sidonismo, fez questão de recuperar os motivos que, em consequência da contestação ao regime monárquico, justificam a mudança para uma República. Foi uma sessão envolvente e acutilante que despertou o interesse dos muitos presentes.

terça-feira, outubro 19, 2010

Comemorações do Dia Europeu das Línguas (27/09)
No dia 27 de Setembro de 2010, comemorou-se, na Escola Secundária de Amares, o Dia Europeu das Línguas – uma vez que o dia 26 foi um domingo. Nesse dia ocorreram várias actividades promovidas pela turma 12ºC.
Durante a manhã foram dinamizadas as seguintes actividades: distribuídos marcadores com trava-línguas e folhas com o significado de expressões tipicamente portuguesas; realizado um concurso tendo por base as curiosidades das línguas europeias e a especificidade da língua de Camões; colocado um “estendal” com expressões em várias línguas e placards contendo balões de fala com países lusófonos.
Por último, na Biblioteca/CRE, os alunos do 12ºC, em conjunto com outras turmas convidadas para o efeito, fizeram a leitura de poemas sobre os vários países da União Europeia e as suas respectivas línguas.





sábado, outubro 16, 2010


Centenário da República



A BIBLIOTECA NO FACEBOOK

A nossa Biblioteca aderiu recentemente ao Facebook. Ao fim de pouco tempo já temos mais de 400 amigos entre os alunos, professores e funcionários, mas também entre muitos ex-alunos que passaram pela nossa escola. Esta rede social da web abre portas importantes para contactos, divulgação e comunicação.
Quem ainda não é nosso amigo, vai sempre a tempo!

quarta-feira, julho 21, 2010

MIA COUTO NA NOSSA ESCOLA
No passado dia 15 de Junho tivemos, na nossa Biblioteca/CRE, o privilégio de receber o escritor moçambicano Mia Couto. O escritor esteve, entre nós, na companhia da família, num dia marcado pela triste notícia do falecimento de José Saramago, evocado por Mia Couto na sua intervenção. O encontro com o escritor teve a participação de cerca de uma centena de pessoas entre alunos, professores e admiradores que aproveitaram a presença do autor em Amares para o ouvirem e com ele dialogarem. Mia Couto revelou uma enorme simpatia e cumplicidade com todos e proporcionou a muitos uma troca de palavras mais próxima na sessão de autógrafos do final da tarde.

quarta-feira, maio 19, 2010

FEIRA DO LIVRO - SEMANA DA LEITURA
Na passada semana realizámos a nossa Feira do Livro e Semana da Leitura, em paralelo com as Jornadas Culturais comemorativas dos 25 anos da nossa Escola. O programa, ambicioso e muito diversificado, permitiu bons momentos de entretenimento e promoção do livro e da leitura, dirigidos aos nosso alunos mas também às mais de 1500 crianças dos jardins de infâncias e escolas do 1º ciclo que nos visitaram e aqui foram acolhidas com diferentes actividades. Por aqui passaram os escritores Vergílio Alberto Vieira, Maria do Céu Nogueira, Carla Mendes, Ana Paula Figueiredo e Bernardete Costa, contadores de histórias como António Castanheira, José Machado, Rosa Lopes, além das muitas actividades de animação oferecidas pelos nossos alunos e professores. Uma semana em cheio, muito intensa, de que fica aqui um registo em imagens.


terça-feira, maio 18, 2010

Candidatura de Mérito 2010 - RBE
Depois de já ter ocorrido em 2006, com o Projecto "Da Biblioteca para a sala de aula", a RBE voltou a distinguir um projecto nosso no âmbito das candidaturas ideias com mérito. Desta vez, o projecto "Construir a Biblioteca do Futuro" foi destacado entre 39 candidaturas. Neste projecto, parte-se do pressuposto que o surgimento de novos suportes de informação, a facilidade de acesso a redes de informação, o crescimento do número de alunos possuidores de equipamentos informáticos e a implementação do Plano Tecnológico nas escolas, justificam um novo tipo de resposta por parte das bibliotecas. Em alguns âmbitos, nomeadamente na pesquisa de informação, o suporte digital tem, hoje, incontestavelmente, a primazia. Importa, por isso, repensar o estatuto e funções das bibliotecas escolares. Mais do que disponibilizar informação, torna-se prioritário, sobretudo entre os alunos, formar utilizadores, desenvolver o sentido crítico e criar a consciência de que não chega aceder à informação, sendo necessário desenvolver os mecanismos que transformam essa informação em conhecimento. Urge desenvolver as competências tecnológicas e de informação dos alunos, no âmbito da pesquisa, recolha, selecção e processamento da informação, ligando-as à especificidade dos saberes curriculares. O projecto pretende, assim, estabelecer a ligação entre diferentes vertentes do trabalho da biblioteca: a ligação à sala de aula e o apoio ao currículo e, neste contexto, a promoção das literacias de informação com a formação de utilizadores.

terça-feira, março 30, 2010

CONFERÊNCIA O DISCURSO NA POLÍTICA
No âmbito das comemorações do Centenário da I República que temos vindo a promover, realizou-se no passado dia 22 de Março uma segunda conferência intitulada O Discurso na Política. O orador, desta feita foi o Dr. Miguel Macedo, deputado do PSD na Assembleia da República, eleito pelo círculo de Braga. Na ocasião, o orador fez uma análise acerca da natureza do discurso político, as suas características a sua adequação aos diferentes públicos e circunstâncias e a sua evolução ao longo dos tempos. Centrou, particularmente, a sua reflexão na mediatização do discurso político e nas implicações que tem para o discurso político a influência e condicionamento dos mass media e das novas tecnologias de informação.
Na mesma ocasião esteve presente na Biblioteca da Escola o actor António Durães que na ocasião encenou os discursos de dois vultos da I República: Afonso Costa e Manuel de Arriaga. Foi um momento particularmente interessante que permitiu reviver os momentos efervescentes do final da Monarquia e da I República e a exaltação e brilhantismo dos discursos destas duas figuras de proa da história portuguesa.







segunda-feira, março 29, 2010

21 de MARÇO - DIA MUNDIAL DA POESIA


Assinalámos, no passado dia 22 de Março, o Dia Mundial da Poesia – comemorado na véspera, dia 21 – com um conjunto de iniciativas destinadas a toda a comunidade educativa. A evocação iniciou-se alguns dias antes com uma campanha de promoção da utilização de poesias e versos de poetas em SMS, procurando conciliar a leitura da poesia com o uso de mensagens amplamente difundida entre os jovens.
Na tarde do dia 22 realizou-se na Biblioteca da Escola uma sessão amplamente participada por alunos e docentes e que contou com a presença do poeta Vergílio Alberto Vieira que manteve presa a assistência nas suas palavras e na sua poesia. Na mesma ocasião procedeu-se à entrega de prémios aos alunos que participaram no Concurso Nacional de Leitura. A sessão permitiu ainda uma nova apresentação do livro de poemas Suave Pensamento da aluna autoria de Isabel Silva, uma aluna de 11º ano da nossa Escola. Toda a sessão foi pontuada pela leitura de poemas de autores nacionais e estrangeiros e terminou com uma concorrida sessão de autógrafos de Vergílio Alberto Vieira.

Concurso Literário Sá de Miranda 2023