domingo, novembro 26, 2017

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA 2017
No Dia Mundial da Filosofia, assinalamos a data com diversas iniciativas. De manhã foram colocados, na Sala de Filosofia, quadros com os cartazes das comemorações dos últimos 9 anos. Aqui ficam para recordar estes anos de articulação entre a Biblioteca e o Grupo de Filosofia. Da parte da tarde, decorreu na Biblioteca uma conferência proferida pelo Professor Artur Galvão, da Faculdade de Filosofia da UCP, que chamou a atenção para a importância da filosofia na atualidade.















DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA
Como acontece há vários anos, assinalámos, no dia 16 de novembro, o Dia Mundial da Filosofia.


Amarenses na 1ª Grande Guerra

Amarenses na 1ª Grande Guerra
No dia 9 de novembro, recebemos na nossa Biblioteca, o Dr. Manuel Penteado Neiva que apresentou o seu livro "Amarenses na 1ª Grande Guerra", um contributo notável para a história local de Amares e para a nossa memória coletiva. No átrio do Bloco 1 esteve patente a Exposição que acompanhou a apresentação do livro. A exposição seguiu depois para a EB23, onde na terça-feira, dia 14 de novembro, foi feita a apresentação do livro aos alunos.





Amarenses na 1ª Grande Guerra


quinta-feira, outubro 12, 2017

MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Neste mês de Outubro estamos a assinalar, como sempre acontece, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Aqui ficam o cartaz e o marcador que criamos para o evento:


domingo, julho 09, 2017

UM MEMORIAL DO CONVENTO

Foi na passada quinta-feira, 7 de julho. Mais de 200 pessoas encheram o Polivalente da ESA para assistir a um maravilhoso momento cultural. Os alunos que ao longo deste ano frequentaram a Oficina de Expressão Dramática, desenvolvida em colaboração com o Tin.Bra, apresentaram o resultado final numa adaptação que mereceu um prolongado aplauso de todos os presentes. A peça representada foi uma adaptação do texto de José Saramago realizado por Maíra Ribeiro, do Tin.Bra, e teve encenação da Vânia Silva e do Wagner Kosisck, os dois formadores que acompanharam os alunos nesta Oficina. A apresentação foi uma demonstração do extraordinário trabalho realizado deste outubro passado e em que os alunos criaram e consolidaram não apenas competências performativas mas também um profundo enriquecimento social, cultural e cívico. A sessão iniciou-se com dois fantásticos momentos de dança, interpretados pela bailarina Maria Teresa Teixeira, com coreografia de Helena Mendonça. Uma noite que, por certo, perdurará na memória de todos os presentes, mas muito particularmente na dos que subiram ao palco nesta noite. 
Muitos parabéns a todos os alunos e aos seus mestres!











II Jornadas Interconcelhias de Bibliotecas Amares - Terras de Bouro - Vila Verde



Com as inscrições já esgotadas (e ultrapassadas) aqui fica o programas das II Jornadas Interconcelhias de Bibliotecas - Amares - Terras de Bouro - Vila Verde.
Um excelente programa para um momento de formação.




quinta-feira, janeiro 26, 2017

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

27 de janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Ler para não esquecer. Aqui fica a ligação para o Catálogo:


DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO 



Há 72 anos, no dia 27 de janeiro de 1945, as tropas soviéticas libertavam o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, o mais terrível e maior campo de extermínio nazi. Instituído através da resolução 60/7 de 01 de novembro de 2005, pela Assembleia-Geral da ONU, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto incentiva a sociedade civil a promover a memória do Holocausto para que as gerações futuras não repitam os erros do passado. Nesse mesmo ano, o Parlamento Europeu estabeleceu também o dia 27 de janeiro como o Dia Europeu de Memória do Holocausto. Neste dia recordam-se as vítimas do Holocausto, em particular os seis milhões de mortos judeus, para que nunca mais seja possível o horror que aconteceu há 72 anos. Um dia de defesa da memória para que imagens como estas nunca mais se repitam! Nos últimos anos têm sido editadas diversas obras sobre esta temática. Na Biblioteca da ESA verificamos que os títulos disponíveis têm grande procura e esta temática desperta grande interesse entre os leitores, nomeadamente entre os mais jovens. Longe vão os tempos em que o Diário de Anne Franck era a única leitura disponível. Hoje, temos à nossa disposição uma grande variedade de obras que percorrem vários géneros: diários, memórias, romance, história, banda desenhada, entre outros. Este catálogo apresenta os livros e os DVD sobre esta temática – ou com ela relacionados – sistematizando e divulgando a informação na comunidade educativa. O Holocausto é um dos momentos mais negros da História da Humanidade que não podemos nem devemos esquecer. Ignorar ou negar este período tenebroso do século XX é compactuar com o ódio, a intolerância, o preconceito, a discriminação e o racismo que levaram ao genocídio de mais de seis milhões de seres humanos. 

LER + PARA NÃO ESQUECER 
LER +  PARA CONTAR O HOLOCAUSTO

Concurso Literário Sá de Miranda 2023