sábado, março 21, 2015

DIA MUNDIAL DA POESIA - CATÁLOGO

No âmbito da Semana da Leitura 2015 e assinalando o Dia Mundial da Poesia (21 de março) apresentamos o Catálogo Bibliográfico dos Livros de Poesia existentes na Biblioteca da Escola Secundária de Amares. De cada um foi escolhido um poema ilustrativo da obra. Ao longo dos últimos dias, o catálogo foi distribuído e os seus mais de 100 poemas, das diversas obras, foram lidos nas aulas das mais diversas disciplinas.
Porque todo o tempo é de poesia!

Tempo de Poesia

Todo o tempo é de poesia

Desde a névoa da manhã
à névoa do outo dia.
Desde a quentura do ventre
à frigidez da agonia

Todo o tempo é de poesia

Entre bombas que deflagram.
Corolas que se desdobram.
Corpos que em sangue soçobram.
Vidas qua amar se consagram.

Sob a cúpula sombria
das mãos que pedem vingança.
Sob o arco da aliança
da celeste alegoria.

Todo o tempo é de poesia.

Desde a arrumação ao caos
à confusão da harmonia.

                                       António Gedeão

terça-feira, março 03, 2015

RICHARD ZIMLER










Numa tarde com casa cheia, acolhemos a sessão com Richard Zimler, um autor com obra sólida e reconhecida. E, no entanto, as inibições costumeiras foram rapidamente ultrapassadas pela simpatia e humor do escritor e pelo interesse e curiosidade da assistência. De forma acessível, direta e transparente, Zimler respondeu a questões sobre o seu percurso pessoal, a sua carreira enquanto escritor, os seus livros, a sua escrita, as suas fontes de inspiração e tantos outros motivos que provocaram o interesse dos presentes. Particularmente em destaque estiveram obras como "A Sentinela", o seu último romance, mas também "O último cabalista de Lisboa", o seu primeiro livro, "Ilha Teresa", centrado na adolescência, ou "Os Anagramas de Varsóvia", com a sua história forte passada no gueto de Varsóvia, durante a ocupação nazi na Polónia.
Como é hábito nestas tardes, a sessão e o diálogo com o autor prolongaram-se numa concorrida sessão de autógrafos, oportunidade para um contacto mais direto com Richard Zimler.

RICHARD ZIMLER NA BIBLIOTECA


DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA 2017 No Dia Mundial da Filosofia, assinalamos a data com diversas iniciativas. De manhã foram colocados, na Sa...