quinta-feira, fevereiro 27, 2014

REVISTA BLIMUNDA - FEVEREIRO

Já está disponível o número de fevereiro (o 21) da Revista Blimunda, da Fundação José Saramago. Destaque para a secção infantil e juvenil, onde Andreia Brites entrevista Teresa Calçada, a coordenadora cessante da Rede de Bibliotecas Escolares
A Blimunda de fevereiro dá destaque ao início do Ano Cortázar, com duas crónicas, assinadas por Pilar del Río e Ricardo Viel sobre o Grande Cronópio. Sara Figueiredo Costa escreve sobre o último trabalho de Miguel Gonçalves Mendes, Nada Tenho de Meu, diário de viagem filmado e escrito na companhia de João Paulo Cuenca e Tatiana Salem Levy.
Organizado pela Fundação Tomás Eloy Martínez, pela revista Anfíbio e pela editora Planeta, a primeira edição do Prémio de Crónicas La Voluntad teve como vencedora a crónica de María Silvina Prieto, condenada a prisão perpétua por um erro que prefere não pormenorizar, que nos conta uma experiência vivida nos dias de prisão.
A fechar, a Saramaguiana publica uma leitura a partir de Ensaio sobre a Cegueira, por Eula Carvalho Pinheiro, e um texto de Joan Morales Alcudia, autor do livro recentemente editado em Espanha, Saramago por José Saramago.
Disponível em:

terça-feira, fevereiro 25, 2014

VALTER HUGO MÃE NA BIBLIOTECA


Foi uma tarde muito intensa na Biblioteca da nossa Escola. Valter Hugo Mãe esteve, uma vez mais, entre nós, desta vez para apresentar o seu último romance, A Desumanização. Foi a sexta vez que o escritor esteve na ESA, a primeira das quais há já 11 anos. O autor comentou, precisamente, esse facto, salientando que aqui sempre se sentiu bem recebido, mesmo quando ainda não tinha ganho a notoriedade actual, referindo que é muito gratificante ser convidado para revisitar Amares.
Na sessão, onde os alunos leram textos do autor, Valter Hugo Mãe falou do seu livro, concordando com a análise que o considera como o mais plástico e poético de todos os que escreveu. Falou da história que se passa na Islândia e que tem como protagonista uma menina que experimenta a solidão após a morte da sua irmã gémea. A Islândia, cenário da obra, foi também longamente “revisitada” na sessão, com o autor a explicar todo o fascínio que sente pela ilha, pelo seu povo e pela sua natureza, descrevendo diversas particularidades e curiosidades que foi reconhecendo nas suas viagens. Uma apresentação que prendeu fortemente todos os presentes.
A terminar a apresentação foram entregues ao escritor diversas lembranças, tendo apreciado e agradecido particularmente os azulejos produzidos no Atelier de Artes, tendo por base as gravuras do seu livro.
No final, como é hábito, uma longa sessão de autógrafos com Valter Hugo Mãe a mostrar grande disponibilidade e atenção particular a cada leitor.

Obrigado Valter. Até à próxima!



quinta-feira, fevereiro 20, 2014

VALTER HUGO MÃE NA BIBLIOTECA

Na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro, Valter Hugo Mãe vai estar na nossa Biblioteca para apresentar o seu último romance, A Desumanização, conversar com os leitores e para uma sessão de autógrafos.
Estão todos convidados para esta sessão aberta a toda a comunidade.
Apareçam!!

quinta-feira, fevereiro 13, 2014

EXPOSIÇÃO CONTAI AOS VOSSOS PAIS

Depois de ter estado em exibição simultânea na Escola Secundária e na EB 2/3, a exposição Contai aos vossos pais vai estar em exibição na Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda, de 14 a 28 de fevereiro.


OFICINA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO

No âmbito do projeto Por Amares (+) os livros - Projeto ler + jovem - realizamos esta semana a primeira sessão da Oficina de Leitura e Interpretação, dinamizada pela atriz Sílvia Brito. Esta oficina pretende  sensibilizar os participantes, através da experimentação da leitura, a assumirem a palavra e os sentidos dos textos, a melhorar as capacidades de leitura e de interpretação dos diferentes tipos de textos e a aprender a descobrir as capacidades de leitura interpretativa. 
A atriz e encenadora Sílvia Brito tem desenvolvido inúmeros projetos no âmbito do teatro. Entre outras experiências, integrou o elenco do Teatro Nacional D. Maria II (1990-92) onde trabalhou com Ricardo Pais e Filipe La Féria. Em 1992, integrou a companhia de teatro profissional A Escola da Noite (Coimbra) onde permaneceu até 2010. Aí desenvolveu trabalho permanente nas áreas da actuação, encenação, formação e documentação e foi membro da Direcção da companhia entre 1998 e 2010.  Em 2011 encenou e interpretou Observações da Paixão - As Cartas Portuguesas atribuídas a Mariana Alcoforado (Festival das Artes da Quinta das Lágrimas, Coimbra); em 2012, integrou o elenco de Fragas (textos de Miguel Torga, encenação de João Neca, Teatro Municipal da Guarda) e encenou Os Últimos Dias de Emmanuel Kant, de Alfonso Sastre (Cooperativa Bonifrates, Coimbra); em 2013 integrou o elenco de Oresteia, de Ésquilo (Companhia de Teatro de Braga, encenação de Rui Madeira).
Futuramente, iremos dando nota desta experiência que, estamos certos, será profundamente enriquecedora da formação dos nossos alunos.






terça-feira, fevereiro 11, 2014

DIA DA INTERNET MAIS SEGURA

Assinala-se hoje, 11 de Fevereiro, o Dia Europeu da Internet Mais Segura, este ano sob o lema “Juntos vamos criar uma Internet melhor” (Em inglês, Let's create a better internet together). A expansão da Internet e a sua utilização massiva em atividades de comunicação, pesquisa de informação, comunicação, utilização de serviços, comércio electrónico, educação e formação, entre muitas outras, acarretam riscos, sendo a prevenção e a sensibilização para uma utilização segura e consciente da Internet a melhor forma de os evitar.
Neste dia deixamos aqui a sugestão de dois recursos gratuitos bem interessantes e úteis para promover uma utilização mais cuidada da internet.


O primeiro é o e-book Proteja nossas crianças e jovens - Guia da Segurança On-line, editado pela AVG do Brasil, está organizado em cinco capítulos, onde são abordados temas como a entrada das crianças no mundo virtual, a privacidade de bebés, crianças e jovens nas redes sociais e o papel dos pais na educação para o uso dos meios digitais.
Muito interessante e útil. A não perder! Disponível em:

A internet é um lugar onde a curiosidade e a criatividade podem prosperar e onde podemos desenvolver uma vasta gama de competências de uma forma aparentemente menos ameaçadora. No entanto, a internet tem certas armadilhas para os mais incautos. Como em todos os outros aspetos da vida, a educação é essencial para promover formas mais reflexivas do uso da internet.

The Web We Want - Young and Online - Activities by young people for young people (A Web que nós queremos) é um manual educativo, em inglês, para o uso por jovens entre os 13 e os 16 anos de idade, desenvolvidos com e por jovens. Os exercícios têm como objectivo provocar a reflexão sobre as seguintes questões: 
  • Os meus direitos e responsabilidades online
  • "Informação não é conhecimento", Albert Einstein 
  • Participar na web 
  • Forma a tua identidade 
  • Privacidade, o meu bem mais precioso 
  • O artista em ti 
Este manual não está só projetado para ser usado na sala de aula mas também pode servir como um recurso útil para a educação entre pares, sendo também apropriado para utilização individual.
Para fazer o download do manual, clique aqui.:

segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Hoje, dia 3 de fevereiro, vamos estar em Lisboa, no Seminário de Boas Práticas - Tecnologias Digitais nas Bibliotecas Escolares, promovido pela RBE e pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, a apresentar o nosso Projeto Um toque no futuro, que faz a experiência de utilização de tablets na Biblioteca e nas salas de aula da Escola Secundária de Amares.


Os interessados poderão assistir ao seminário através do link http://live.fccn.pt/ulisboa/tdbe/#

domingo, fevereiro 02, 2014

TERESA CALÇADA NO JORNAL DAS 9 DA SIC NOTÍCIAS

Teresa Calçada, que recentemente se aposentou e terminou o seu mandato à frente da RBE, concedeu uma entrevista a Mário Crespo, no Jornal das 9, da SIC Notícias, bem esclarecedora sobre o papel e a importância das Bibliotecas nas Escolas. A ver:

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA 2017 No Dia Mundial da Filosofia, assinalamos a data com diversas iniciativas. De manhã foram colocados, na Sa...