terça-feira, outubro 01, 2013

DIA MUNDIAL DA MÚSICA


Comemora-se hoje, 1 de outubro, o Dia Mundial da Música. A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO e que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música. Com esta celebração pretende-se promover a arte musical em todos os setores da sociedade, divulgar a diversidade musical, aproveitando a música para promover os ideais da UNESCO como a paz e a amizade entre as pessoas e os povos, a diversidade das culturas e a troca de experiências.

Aproveitamos a ocasião para divulgar um projeto de difusão e disponibilização de música, em acesso livre. O Musopen, é uma muito útil biblioteca online de obras musicais de domínio público que disponibiliza peças de mais de 150 compositores clássicos para download ou audição on-line. As composições estão organizadas por compositores, intérpretes, períodos ou instrumentos. As peças são dirigidas e executadas por maestros e instrumentistas consagrados. Para fazer o download é apenas necessário um registo simples. Os downloads gratuitos estão limitados a cinco, por dia. No entanto, com um pagamento de 55 US$ anuais, todo o conteúdo do site fica disponível para downloads ilimitados. A Musopen também disponibiliza as partituras das obras que compõem o projeto.

Fazem parte do acervo nomes como Bach, Béla Bartók, Beethoven, Berlioz, Brahms, Chopin, Debussy, Donizetti, Handel, Haydn, Strauss, Liszt, Mahler, Mendelssohn, Mozart, Offenbach, Prokofiev, Rachmaninoff, Ravel, Rossini, Schumann, Tchaikovsky, Verdi, Vivaldi, Wagner, entre muitos outros

1 comentário:

Teresa Pombo disse...

Em nome da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação, do Ministério da Educação e Ciência, gostaria de convidar o responsável por este blogue a conhecer o catálogo de blogues educativos do Portal das Escolas e a fazer o registo deste trabalho no catálogo. O BloguesEDU está em https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/04_catalogo_blogs/284
O registo deve ser realizado por um professor registado no Portal, depois de ler a documentação constante em "Apoio técnico".
Cumprimentos e parabéns pelo trabalho!
Pela equipa BloguesEDU,

Teresa Pombo (bloguesedu@dge.mec.pt)

Em caso de dúvida, não hesitem em contactar-nos