domingo, novembro 29, 2009

Concurso Nacional de Leitura 2009-10


Esta semana fizemos a primeira eliminatória da primeira fase – a nível de escola – do Concurso Nacional de Leitura. Tratou-se de uma prova escrita, destinada ao terceiro ciclo, na qual participaram cerca de quarenta alunos que tiveram que responder a um questionário sobre os livros que leram. Em Dezembro teremos a prova para os alunos do Ensino Secundário e em Janeiro o Fórum de Leitura que determinará o apuramento final dos nossos representantes na eliminatória distrital. Entretanto, vamos trazendo mais novidades.

quinta-feira, novembro 19, 2009


Comemoração do Dia Mundial da Filosofia


Comemora-se hoje o Dia Mundial da Filosofia. Instituído pela UNESCO em 2002, a data comemorativa assinala-se na terceira quinta-feira do mês de Novembro. A Escola Secundária de Amares, à semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, assinala a efeméride numa iniciativa do Grupo Disciplinar de Filosofia que contou com a colaboração da Biblioteca Escolar. A iniciativa tem vindo a ser preparada ao longo das últimas semanas pelos alunos e culmina hoje com a realização, por todo o espaço da Escola, de actividades diversas como intervenções, exposições, distribuição de materiais diversos, projecção de filmes e apresentações, performances teatrais, entre outras. Os alunos “deixaram-se levar” por Sartre, Kant, Descartes, Platão e muitos outros, como procura evocar o cartaz comemorativo.

Exposição de trabalhos na Biblioteca/CRE


sábado, novembro 14, 2009

Literacia da Informação
Ao longo das últimas semanas temos vindo a promover na BE/CRE sessões de formação de utilizadores no âmbito das literacias da informação. Turmas de todos os anos têm passado pela Biblioteca em sessões de trabalho que irão ter continuidade ao longo do ano, uma vez que longo é o caminho a percorrer. Pretende-se, em primeiro lugar, sensibilizar para a importância do desenvolvimento das competências neste contexto e compreender a importância crescente de reconhecer quando a informação é necessária bem como a capacidade de localizar, avaliar e utilizar eficazmente essa informação. Procuramos demonstrar a importância de planear uma pesquisa sistemática e exaustiva, a utilização de técnicas de pesquisa avançada mas também chamar a atenção para questões éticas relacionadas com a recolha e utilização da informação. Na passada semana foi a vez dos professores participarem numa sessão de sensibilização e formação especialmente pensada para eles. Ficam alguns registos e um filme que é apresentado nesta sessões.




MIBE - MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Neste mês de Outubro estamos a assinalar, como sempre acontece, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Aqui ficam o cartaz e o marcador ...